PLANEJAMENTO TURÍSTICO E HOSPITALIDADE: O CASO DE CANCÚN, MÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i1.294Palavras-chave:
Turismo. Projeto turístico. População Local. Hospitalidade Urbana.Resumo
A proposta deste artigo é uma reflexão sobre os resultados decorrentes da implantação e desenvolvimento do projeto turístico da cidade de Cancún, estado de Quintana Roo, México, sob o ponto de vista da hospitalidade urbana. O objetivo é apresentar um panorama sobre o resultado da implantação e crescimento do turismo nesta cidade e o impacto no cotidiano e forma de vida dos residentes e, também, na relação destes com a cidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em observações diretas, resultado da experiência de trabalho da pesquisadora na hotelaria local e como residente na cidade de Cancún durante quase cinco anos, em pesquisa bibliográfica e produções acadêmicas e também fontes oficiais, especialmente no documento Plan Maestro 2020 que serviu de base para a análise dos depoimentos colhidos em pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa permitem avaliar as relações entre o crescimento rápido e descontrolado deste destino e suas conseqüências[1].
[1] Este artigo resultou daDissertação de Mestrado “Turismo, Planejamento e Hospitalidade: O Projeto Cancún, México”, defendida em março de 2010 na Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Dra. Maria do Rosário Rolfsen Salles.
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