Práticas de green marketing em resorts do litoral do Estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2821

Palavras-chave:

Green marketing, Posicionamento, Hospitalidade, Resorts, Consumidor

Resumo

Este artigo discorre sobre práticas de green marketing no âmbito do turismo e hospitalidade e tem como objetivo discutir a presença, a efetivação e os resultados advindos dessas práticas em três resorts do litoral do Estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, foi adotado o método de estudo de casos múltiplos contando com cinco entrevistas em profundidade apoiadas por documentação como instrumentos de coleta de dados. Para análise dos casos, a técnica de proposições teóricas e análises cruzadas (Yin, 2015) embasou a discussão dos resultados. O cenário observado permitiu identificar a ocorrência de vantagem competitiva para as organizações investigadas por meio de práticas de green marketing e proposições de valor verde presentes em seus posicionamentos, indicando alinhamento entre sua aplicação e o comportamento do consumidor no turismo. Apesar disso, observou-se que a marca verde e a utilização de selos e certificações na comunicação de marketing não podem ser considerados ativos estratégicos capazes de influenciar decisões de consumo. Assim, o presente artigo propõe estimular pesquisadores e instigar gestores sobre a presença do green marketing em decisões mercadológicas de meios de hospedagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Moraes Ocke, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Professor de Marketing nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.  Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

Francielly Santos Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestre em Administração na Linha de Marketing e Estratégia nas Organizações pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGA/UFSC. Administradora e membro do Comitê de Sustentabilidade do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC. Contribuições: revisão de literatura; coleta de dados; análise de dados; discussão dos resultados.

Referências

Alves, R. (2016). Marketing ambiental: sustentabilidade empresarial e mercado verde. Manole.

Alves-Mazzoti, J., & Gewandsznajder, F. (2018). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa (2a ed.). Pioneira Thomson Learning.

American Marketing Association (AMA). (2023, 26 de março). Reinventando o Marketing para Gerenciar o Imperativo Ambiental. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1509/jmkg.75.4.132

Andreoli, T. P., Lima, V. A., & Minciotti, S. A. (2018). Marketing social e marketing societal: uma confusão teórica. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 16(2), 90-112. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36875

Barbieri, J. C. (2004). Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos (4a ed.). Saraiva Uni.

Barbosa, V. F.; Félix, M. C. (2018). Os selos ambientais e a modesta conscientização dos consumidores do município de Barra do Garças - Mato Grosso. Revista de Direito e Sustentabilidade, 4(1), 110-129. https://indexlaw.org/index.php/revistards/article/view/4439

Beall, J. M. et al. (2021). What drives ecotourism: environmental values or symbolic conspicuous consumption? Journal of Sustainable Tourism, 29(8), 1215-1234. https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1825458

Bernadelli, J. M., et al. (2014). Sistemas de Gestão Ambiental na Operação dos Empreendimentos Hoteleiros. Revista Rosa dos Ventos, 6(4), 564-582. https://www.redalyc.org/pdf/4735/473547042006.pdf

Bettencourt, A., Sampaio, H. A., Cardoso, D., Sá, S., & Rodrigues, A. (2017). Rota de arte rupestre do noroeste português. Um projeto para o desenvolvimento de uma prática turística sustentável. https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5469

Braga Júnior, et al. (2018). A relação do greenwashing com a reputação da marca e a desconfiança do consumidor. Revista Brasileira de Marketing, 17(4), 590-602. https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12458

Braga Junior, S., Silva, D., Moraes, N., & Garcia, F. A. (2016). Verdadeiro ou falso: a percepção do consumidor para o consumo verde no varejo. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 390-400. https://www.redalyc.org/pdf/4717/471755313002.pdf

Brundtland, G. H. (1991). Nosso futuro comum: comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento (2a ed.). Fundação Getúlio Vargas.

Bryman, A. (2008). Of methods and methodology qualitative research in organizations and management. An international Journal, 3(2), 159-168. https://doi.org/10.1108/17465640810900568

Carvalho, M. M. (2010). Estratégia competitiva: dos conceitos à implementação (2a ed.). Atlas.

Chang, K. C., Hsu, C. L., Hsu, Y. T., & Chen, M. C. (2019). How green marketing, perceived motives and incentives influence behavioral intentions. Journal of Retailing and Consumer Services, 49(1), 336-345. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.04.012

Chen, Y., & Chang, C. (2012). Enhance green purchase intentions: the roles of green perceived value, green perceived risk, and green trust. Management Decision, 50(3), 502-520. https://doi.org/10.1108/00251741211216250

Colares, A. C. (2012). Gestão contábil ambiental: estudo sob a ótica da ecoeficiência [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte].

Coriolano, L. N. (2002). Do local ao global - o turismo litorâneo cearense (3a ed). Papirus.

Costa, B. R. L., & de Araújo, R. M. (2022). O poder do consumerismo nas redes sociais virtuais. Revista Vianna Sapiens, 13(1), 37-37. https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.824

Costa, B.; Gonçalves, R. (2016). Movimentos consumeristas: conceito, dimensão ideológica e motivação. Diálogos Interdisciplinares, 5(2), 83-101. https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/153

Curi, D. P. et al. (2019). Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil. Atlas Ltda.

Dhandra, T. K. (2019). Achieving triple dividend through mindfulness: more sustainable consumption, less unsustainable consumption and more life satisfaction. Ecological Economics, 161(1), 83-90. https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2019.03.021

Franco, M. P. (2019). Uma questão de poder: consumo sustentável e suficiência ecológica como discursos alternativos em prol da sustentabilidade. Sociedade e Natureza, 31(1), 1-21. http://dx.doi.org/10.14393/SN-v31n1-2019-41072

Gha. (2021). Green Hotel Association: what are green hotels? https://www.greenhotels.com/green/whatare.htm

Goes, H. L., & Rebouças, G. M. (2017). Responsabilidade empresarial e greenwashing: implicações éticas e jurídicas. Revista de Direito e Sustentabilidade, 3(1), 91-107. https://www.indexlaw.org/index.php/revistards/article/view/2005

Gutiérrez, R. (2020). Sustainability as a corporate strategy: a performance comparison of green and non-green SME Hotels. Small Business International Review, 4(2), 30-38. https://doi.org/10.26784/sbir.v4i2.254

Han, H. (2020). Theory of green purchase behavior (TGPB): a new theory for sustainable consumption of green hotel and green restaurant products. Business Strategy and the Environment, 29(6), 2815-2828. https://doi.org/10.1002/bse.2545

Hepper, T. et al. (2017). Proposição de um modelo de maturidade para sustentabilidade corporativa. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, 39(1), 220-235. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/33127

Kotler, P. (1972). A generic concept of marketing. Journal of Marketing, 36(2), 46-54. https://doi.org/10.2307/1250977

Kotler, P. (2000). Princípios de marketing. Prentice Hall.

Kotler, P. (2010). Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Elsevier.

Lage, B. H., & Milone, P. C. (2000). Turismo: teoria e prática. Atlas.

Lane, E. L. (2010). Consumer protection in the eco-mark era: preliminary survey and assessment of anti-greenwashing activity and eco-mark enforcement. The John Marshall Review of Intellectual Property Law, 9(1), 740-773. https://repository.law.uic.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1217&context=ripl

Lim, W. M. (2017). Inside the sustainable consumption theoretical toolbox: critical concepts for sustainability, consumption, and marketing. Journal of Business Research, 7(8), 69-80. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.05.001

Lopes, W. M.; Freitas, W. R. (2016). Marketing ambiental: análise da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 355-372. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3189

Lucchesi, C. (2018, 3 de setembro). Brasil turis. Com base em documento brasileiro, norma internacional de turismo sustentável segue para aprovação da ISO.

Manzini E., & Vezzoli, C. (2016). O desenvolvimento de produtos sustentáveis - os requisitos ambientais dos produtos industriais. Universidade de São Paulo.

Marconi, M. A., & Lakatos E. M. (2011). Metodologia científica (5a ed.). Atlas.

Medeiros, L. C., & Moraes, P. E. (2013). Turismo e sustentabilidade ambiental: referências para o desenvolvimento de um turismo sustentável. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, 3(2), 197-234. https://www.revistasuninter.com/revistameioambiente/index.php/meioAmbiente/article/view/181

Milan, G. et al. (2018). Consciência ecológica, atitudes dos consumidores da geração y e sua intenção de compra em relação a produtos sustentáveis. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 11(1), 1-27. https://doi.org/10.19177/reen.v11e0120183-27

Miroslava. M. (2019). Green Boutique Hotels - marketing and economic benefits. Izvestia Journal of the Union of Scientists, 8(3), 179-187. http://dx.doi.org/10.36997/IJUSV-ESS/2019.8.3.179

Moretti, S. L. A., Silva, D., & Braga Junior, S. S. (2011). Fatores de influência no consumo “verde”: um estudo sobre o comportamento de compra no setor supermercadista. REMark – Revista Brasileira de Marketing, 10(1), 151-176. https://www.redalyc.org/pdf/4717/471747524007.pdf

Ocke, M. (2016). Marketing estratégico de lugares: modelo teórico e estudo do caso Gold Coast. Novas Edições Acadêmicas.

Oliveira, M. C. et al. (2016). Comunicação de Responsabilidade Socioambiental na Missão, Visão e Valores de Empresas da MB & FBovespa e da Fortune 500. Contabilidade, Gestão e Governança, 19(2), 192-210. http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2016v19n2a2

Organización Mundial del Turismo - OMT. (2022, 9 de outubro). Indicadores de desarrolo sostenible para los destinos turísticos. https://www.ucipfg.com/Repositorio/MGTS/MGTS14/MGTSV-07/tema2/OMTIndicadores_de_desarrollo_de_turismo_sostenible_para_los_destinos_turisticos.pdf

Papadas, K-K., Avlonitis, G. J.;, Carrigan, M. (2017). Green marketing orientation: conceptualization, scale development and validation. Journal of Business Research, 80(1), 236-246. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.05.024

Papista, E., & Dimitriadis, S. (2019). Consumer – green brand relacionamentos: revisitando benefícios, qualidade do relacionamento e resultados. Journal of Product & Brand Management, 28(2), 166-187. https://doi.org/10.1108/JPBM-09-2016-1316

Petrini, M., & Pozzebon, M. (2010). Integrating sustainability into business practices: learning from Brazilian firms. Brasilian Administration Review, 7(4), 362-378. https://doi.org/10.1590/S1807-76922010000400004

Porter, M. (1987). Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Campus.

Rahman, A. S., Barua, A., Hoque, R., Zahir, M. (2017). Influence of green marketing on consumer behavior: a realistic study on Bangladesh. Global Journal of Management and Business Research, 17(1), 9-16. https://globaljournals.org/GJMBR_Volume17/2-Influence-of-Green-Marketing.pdf

Ruschmann, D. V. (1997). Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente (13a ed.). Papirus.

Santos, K., Ribeiro, M. C., Queiroga, D. E., Silva, I. A., & Ferreira, S. M. (2020). O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciência & Saúde Coletiva, 25, 655-664. https://doi.org/10.1590/1413-81232020252.12302018

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2009). Research methods for business students (5a ed.). Prentice Hall.

Seramim, et al. (2017). A sustentabilidade e gestão da imagem: um estudo de caso em cooperativa agroindustrial do oeste do Paraná. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 6(3), 15-33. https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.469

Shanti, J., & Joshi, G. (2021). Examining the impact of environmentally sustainable practices on hotel brand equity: a case of Bangalore hotels. Environment, Development and Sustainability, 24, 5764–5782. https://doi.org/10.1007/s10668-021-01682-9

Soares, et al. (2016). Logística reversa: uma análise de artigos publicados na Base Spell. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 5(2), 76-97. https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.385

United Nations. (2019). The Sustainable Development Goals Report. https://unstats.un.org/sdgs/report/2019/#sdg-goals.

United Nations. (2023). SDG Actions Plataform. https://sdgs.un.org/partnerships

World Green Building Council (WGBC). (2022). GBC Brasil. https://www.gbcbrasil.org.br/.

Yaja, M., & Kumar, A. (2021). An empirical study of marketing of SMEs in the tourism sector. Small Enterprise Research, 28(3), 314-328. https://doi.org/10.1080/13215906.2021.1962396

Yi, S., Li, X., & Jai, T. (2016). Hotel guests’ perception of best green practices: a content analysis of online reviews. Tourism And Hospitality Research, 18(2), 191-202. https://doi.org/10.1177/1467358416637251

Yin, R.K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos (5a ed). Bookman.

Yu, Y., Xu, L., & Jai, T. (2018) The impact of green experience on customer satisfaction: evidence from TripAdvisor. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(5), 1340-1361. https://doi.org/10.1108/IJCHM-07-2015-0371

Zhang, et al. (2020). The value of going green in the hotel industry: evidence from Beijing. Real Estate Economics, 48(1), 174-199. https://doi.org/10.1111/1540-6229.12225

Downloads

Publicado

2024-02-03

Como Citar

Ocke, M. A. M., & Teixeira, F. S. (2024). Práticas de green marketing em resorts do litoral do Estado de Santa Catarina. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 18, 2821. https://doi.org/10.7784/rbtur.v18.2821

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo