A relevância do storytelling para a percepção da autenticidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2719

Palavras-chave:

Storytelling, Autenticidade, Turismo de Cacau, Turismo de Chocolate, Experiências Turísticas, Ilha do Combu

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como o storytelling, ou a contação de histórias, é relevante para a autenticidade. Para tanto, foi desenvolvida revisão de literatura sobre autenticidade em experiências turísticas e sobre storytelling, o que deu base para as discussões teóricas deste estudo. Para que se pudesse alcançar o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem interpretativista e qualitativa com trabalho de campo aplicado ao contexto do turismo cacaueiro e chocolateiro na Ilha do Combu, Pará. A coleta de dados se deu por meio de observação e de entrevistas semiestruturadas, e os dados - depois de organizados e transcritos - foram analisados por meio de análise de conteúdo. A partir do acesso aos dados, observou-se que o storytelling proporcionou conexão entre os objetos, o local, as pessoas (incluindo comunidade e prestadores de serviço) e a experiência turística. Nesse sentido, o estudo foi capaz de demonstrar a relação existente entre os elementos da abordagem relacional da autenticidade (Rickly-Boyd, 2012) com o storytelling. Ainda, o estudo permite perceber que as histórias conectam os envolvidos na experiência e seus repertórios, legitimam processos de produção, ilustram aspectos físicos e dão significados a ações.

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Biografia do Autor

Mariana Bueno de Andrade-Matos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/USP) da Universidade de São Paulo; Líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (GHOSTO/USP); Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo (NEAT/USP). Contribuições: Concepção da pesquisa, coleta de dados, análise de dados e discussão dos resultados.

Mariana Magalhães Cavalcante, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Mestranda em Turismo na Universidade de São Paulo (EACH/USP). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Economia e Admintração em Turismo (NEAT/USP) e do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (GHOSTO/USP). Contribuições: Revisão da literatura, análise de dados e discussão dos resultados.

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Andrade-Matos, M. B. de, & Cavalcante, M. M. (2023). A relevância do storytelling para a percepção da autenticidade. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2719. https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2719

Edição

Seção

Artigos - Turismo e Sociedade