TOURQUAL-BAR
validação de escala de mensuração da qualidade de serviços em bares turísticos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2657Palavras-chave:
Qualidade de serviço, Escalas de mensuração, Alimentação, Bar turístico, Rio de Janeiro, Negócios turísticosResumo
Os bares têm desempenhado um papel importante no contexto turístico de diversos destinos. Os pubs ingleses, os sports bar americanos, os bares de praia caribenhos e os botequins tradicionais no Rio de Janeiro têm se tornado verdadeiros atrativos turísticos. Para o consumidor de serviços, em especial no setor do turismo, a qualidade da experiência é um elemento cada vez mais relevante e que impacta diretamente na sua satisfação. O presente artigo visa validar a escala de mensuração de qualidade de serviços TOURQUAL no contexto dos bares, criando uma ferramenta metodológica e de mercado para a gestão da qualidade nesse segmento de serviço. Para isso, aplicamos 239 questionários online destinados aos consumidores de 29 bares tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram tabulados e analisados com estatística descritiva e inferencial (análise fatorial exploratória e confirmatória, confiabilidade com alpha de Cronbach e correlações). Os resultados validam três dimensões da qualidade adaptadas do protocolo TOURQUAL, que são: qualidade tangível, qualidade intangível e qualidade comercial. O estudo fornece avanços teóricos e metodológicos, além de contribuições gerenciais para a melhoria da gestão dos estabelecimentos gastronômicos e para o planejamento do turismo nas cidades
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