TOURQUAL-BAR

validação de escala de mensuração da qualidade de serviços em bares turísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2657

Palavras-chave:

Qualidade de serviço, Escalas de mensuração, Alimentação, Bar turístico, Rio de Janeiro, Negócios turísticos

Resumo

Os bares têm desempenhado um papel importante no contexto turístico de diversos destinos. Os pubs ingleses, os sports bar americanos, os bares de praia caribenhos e os botequins tradicionais no Rio de Janeiro têm se tornado verdadeiros atrativos turísticos. Para o consumidor de serviços, em especial no setor do turismo, a qualidade da experiência é um elemento cada vez mais relevante e que impacta diretamente na sua satisfação. O presente artigo visa validar a escala de mensuração de qualidade de serviços TOURQUAL no contexto dos bares, criando uma ferramenta metodológica e de mercado para a gestão da qualidade nesse segmento de serviço. Para isso, aplicamos 239 questionários online destinados aos consumidores de 29 bares tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram tabulados e analisados com estatística descritiva e inferencial (análise fatorial exploratória e confirmatória, confiabilidade com alpha de Cronbach e correlações). Os resultados validam três dimensões da qualidade adaptadas do protocolo TOURQUAL, que são: qualidade tangível, qualidade intangível e qualidade comercial. O estudo fornece avanços teóricos e metodológicos, além de contribuições gerenciais para a melhoria da gestão dos estabelecimentos gastronômicos e para o planejamento do turismo nas cidades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Bacharel em Turismo e Hotelaria e em Educação Física, Especialista em Gerenciamento de Projetos, Mestre e Doutor em Administração e Pós Doutor em Turismo. Professor D402 no Campus Florianópolis Continente do Instituto Federal de Santa Catarina e no Programa de Mestrado em Turismo da Universidade Federal Fluminense. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão.

 

Joice Lavandoski, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de janeiro, RJ, Brasil.

Bacharel e Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutora em Turismo pela Universidade do Algarve (UALG). Professora Adjunta no Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Laboratório de Eventos em Turismo (LABETUR) da UNIRIO. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e Discussão.

Valério Rodrigues de Souza Neto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutorando em Turismo pela Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo (NEAT-USP). Contribuições: revisão da literatura e discussão dos resultados.

Deosir Flavio Lobo de Castro Junior, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Bacharel em Administração (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina), Mestre em Administração pela (UDESC-ESAG - Universidade do Estado de Santa Catarina), Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do (UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí) e Estágio Pós-doutoral pela Kent StateUniversity – Ohio - USA. Professor Titular do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, IFSC. Editor Chefe da ReCAT – Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo. Contribuições: revisão de Literatura, análise de dados e discussão dos dados.

Referências

Agapito, D. (2020). The senses in tourism design: A bibliometric review. Annals of Tourism Research, 83, 102934. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102934

Amaral, C. F. (2013). O design vernacular nos espaços contemporâneos: o caso do botequim no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 74p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universida-de Católica do Rio de Janeiro.

Beni, M. C. (2007). Análise estrutural do turismo. 12. Ed. São Paulo: Editora Senac.

Castro, A. M. B. H. (2003). Bares e botequins tradicionais: patrimônios culturais para as sustentabilidades na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 262 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Geogra-fia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Coelho, M. F, & Mayer, V. F. (2020). Gestão de serviços pós-covid: o que se pode aprender com o setor de tu-rismo e viagens?. Gestão e Sociedade, 14(39), p. 3698-3706. https://doi.org/10.21171/ges.v14i39.3306

Costa, A. D., Carvalho Augusto, L., & Rodrigues, T. A. C. (2019). Bares Tradicionais No Rio De Janeiro: A Herança Portuguesa No Patrimônio Cultural Carioca. Revista Ambivalências, 7(14), p. 101-124. https://doi.org/10.21665/2318-3888.v7n14p101-124

Crouch, G. I. (2011). Destination competitiveness: An analysis of determinant attributes. Journal of travel re-search, 50(1), p. 27-45. https://doi.org/10.1177/0047287510362776

Churchill Jr., G. A. (1979). A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of mar-keting research, 16(1), p. 64-73. https://doi.org/10.1177/002224377901600110

Dwyer, L., & Kim, C. (2003). Destination competitiveness: determinants and indicators. Current issues in tour-ism, 6(5), p. 369-414. https://doi.org/10.1080/13683500308667962

Feger, J. E., de Souza Júnior, S. V., & Gândara, J. M. G. (2016). Analysis of online reputation Lapa tourist destina-tion (Paraná): an application of TOURQUAL method for analysis of service quality. Revista Iberoamerica-na de Turismo (RITUR), 6(2), p. 138-156. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.38

Godovykh, M., & Tasci, A. D. (2020). Customer experience in tourism: A review of definitions, components, and measurements. Tourism Management Perspectives, 35, 100694. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100694

Habing, B. (2003). Exploratory factor analysis. University of South Carolina-October, 15, 2003.

Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. (2009). Análise multivariada de dados. (5 ed). São Paulo: Bookman.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2014). Multivariate Data Analysis. 7 ed. Pearson.

IRPH, Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2016). Resolução IRPH nº 02, de 18 de outubro de 2016. Define o conceito de “atividades econômicas tradicionais e notáveis” e estabelece diretrizes para salvaguarda destes bens culturais de natureza imaterial, Rio de Janeiro.

Khawash, N., & Baksi, A. K. (2017). Assessing the impact of perceived destination-based service quality on tour-ist satisfaction and destination loyalty using TOURQUAL protocol. Asian Journal of Management, 8(3), p. 688-694. https://doi.org/10.5958/2321-5763.2017.00109.3

Krause, R. W., & Bahls, A. A. D. S. M. (2016). A gastronomia como fator de influência na escolha de destinações turísticas-base de estudo balneário Camboriú (SC-Brasil). PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cul-tural, 14(2), p. 433-446.

Kline, R. B. (2011). Principles and Practice of Structural Equation Modeling. The Guilford Press, New York.

Koc, E., & Ayyildiz, A. Y. (2021). An overview of tourism and hospitality scales: Discussion and recommenda-tions. Journal of Hospitality and Tourism Insights., V. ahead-of-print, N,. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/JHTI-06-2021-0147

Lai, I. K., Hitchcock, M., Yang, T., & Lu, T. W. (2018). Literature review on service quality in hospitality and tourism (1984-2014): Future directions and trends. International Journal of Contemporary Hospitality Manage-ment. https://doi.org/10.1108/IJCHM-08-2016-0408

Lavandoski, J., & Giglio, G. (2019a). Preservação da identidade cultural através dos bares e botequins cariocas. In: Lavandoski, J, Brambilla, A., & Vanzella, E. Alimentação e Turismo: Criatividade, experiência e patri-mônio cultural. João Pessoa, Editora do CCTA, p. 39-70.

Lavandoski, J., & Giglio, G. (2019b). Botequins tradicionais do Rio de Janeiro: estratégia de salvaguarda do Pa-trimônio Cultural Imaterial. Revista Acadêmica Observatório De Inovação Do Turismo, 13(2), p. 38-60. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n2.5378

Lavandoski, J., & Fraga, C. (2020). Botequins que são “patrimônio cultural carioca”: um estudo baseado em Online Travel Reviews. Revista Confluências Culturais, 9(2), p. 78-91. https://doi.org/10.21726/rcc.v9i2.93

Leal, K. R. A., & Maracajá, K. F. B. (2021). Análise da Percepção de Qualidade Nos Hotéis de Campina Gran-de/Pb-Aplicando o Modelo Tourqual. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 15(1), p. 1-35. https://doi.org/10.36113/cultur.v15i1.3015

Lee, N., & Hooley, G. (2005). The evolution of “classical mythology” within marketing measure deve-lopment. European Journal of Marketing. 39(3/4), p. 365-385. https://doi.org/10.1108/03090560510581827

Lohmann, G., Lobo, H. A. S., Trigo, L. G. G., Valduga, V., Castro, R., de Freitas Coelho, M., & Uvinha, R. R. (2022). O futuro do Turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019. Revista Brasileira de Pes-quisa em Turismo, 16, p. 2456-2456. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2456

Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics Pero Pinheiro. Report Number.

Mayer, V. F., & Coelho, M. D. F. (2021). Interrupted dreams: memories and emotions of travel experiences dur-ing Covid-19 breakthrough. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i1.2192

Mello, P. T. de; Sebadelhe, Z. O. (2015). Memória afetiva do botequim carioca. Rio de Janeiro: José Olympio, p. 255.

Mondo, T. S. (2019). Tourqual: gestão da qualidade em destinos e equipamentos turísticos. São Paulo: Paco Editorial.

Mondo, T. S. (2022). TOURQUAL Protocol. In D. Buhalis (Ed.), Encyclopedia of tourism management and market-ing. Edward Elgar. https://doi.org/10.4337/9781800377486

Mondo, T. S., & Fiates, G. G. S. (2017). TOURQUAL: proposta de um protocolo para avaliação da qualidade dos serviços em atrativos turísticos. Brazilian Business Review, 14, p. 448-465. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.4.6

Mondo, T. S., &Lavandoski, J. (2021). Atributos da qualidade de serviços nos botequins do Rio de Janei-ro. Revista Pretexto.

Mondo, T. S., Marques, O. R. B., & Gândara, J. M. G. (2020). Rio 2016 Olympics: analysis of the tourist perception of quality using TOURQUAL. Tourism & Management Studies, 16(2), p. 26-34. https://doi.org/10.18089/tms.2020.160203

Mondo, T. S., Perinotto, A. R. C., & Souza-Neto, V. (2022). A User-Generated Content Analysis on the Quality of Restaurants Using the TOURQUAL Model. https://www.doi.org/10.5038/2640-6489.7.1.1172

Mondo, T. S., Talini, M. C., & Fiates, G. G. S. (2016). A qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianó-polis à luz da teoria do turismo de experiência. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(2). https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID8302

Moro, S., Lopes, R. J., Esmerado, J., & Botelho, M. (2020). Service quality in airport hotel chains through the lens of online reviewers. Journal of Retailing and Consumer Services, 56, p. 1-10. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102193

Narayan, B., Rajendran, C., Sai, P., & Gopalan, R. (2009). Dimensions of service quality in tourism – an Indian perspective. Total Quality Management & Business Excellence, 20(1), p. 61-89. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.06.008

Nunnally, J. C. (1967). Psychometric theory. New York. Mc-Graw-Hill Brook Company, 1967.

Observatório de Turismo da UEA. (2021). RBOT divulga Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade de Servi-ços Turísticos. Universidade do Estado do Amazonas / Pedro Victor Aguiar da Silva.

Prefeitura do Rio de Janeiro. (2021). Patrimônio imaterial.

Queiroz Neto, A., Lohmann, G., Scott, N., & Dimmock, K. (2017). Rethinking competitiveness: important attrib-utes for a successful scuba diving destination. Tourism Recreation Research, 42(3), p. 356-366. https://doi.org/10.1080/02508281.2017.1308086

Queiroz Neto, A., Lohmann, G., Scott, N., & Dimmock, K. (2021). The Pragmatic Paradigm in Destination Compet-itive-ness Studies: The Case of the SCUBA Diving Tourism Niche. Research Paradigm Considerations for Emerging Scholars, 142. https://doi.org/10.21832/9781845418281

Ritto, B. (2016). Negócios de valor: caminhos da tradição carioca. Rio de Janeiro: Sebrae-RJ: Prefeitura do Rio de Janeiro.

Robustin, T. P., & Hariyana, N. (2019). The Effect of TOURQUAL Dimension to Behavioral Intention In Pandawa Beach Bali Indonesia, 9(9), p. 1-13.

Rodríguez-Díaz, M., & Espino-Rodríguez, T. F. (2008). A model of strategic evaluation of a tourism destination based on internal and relational capabilities. Journal of travel research, 46(4), p. 368-380. https://doi.org/10.1177/0047287507308324

Singh, K., Junnarkar, M., & Kaur, J. (2016). Norms for test construction. In Measures of Positive Psychology, p. 17-34, Springer: New Delhi. https://doi.org/10.1007/978-81-322-3631-3_2

Silva, L. A. M. (2011). O significado do botequim. Enfoques – Revista dos Alunos do PPGSA-UFRJ, 10(1), p. 17-34115-136.

Soares, C. M. P., Santiago, C. F. M., Silva, T. M., Rosa, B. M. F., Messias, L. C. P., & Matias, R. G. (2019). O boteco carioca e a hospitalidade na cidade do Rio de Janeiro. In: TAVARES, G. (org.). Turismo, lazer e negócios. Ponta Grossa: Atena Editora, 224-239.

Volo, S. (2009). Conceptualizing Experience: A Tourist Based Approach. Journal of Hospitality and Marketing Management, (18)2-3, p. 17-34111-126. https://doi.org/10.1080/19368620802590134

Yang, W., Zhang, Y., & Wang, Y. C. (2022). Would Travel Experiences or Possessions Make People Happi-er?. Journal of TravelResearch.

Downloads

Publicado

2023-02-27

Como Citar

Mondo, T. S., Lavandoski, J., Souza Neto, V. R. de, & Castro Junior, D. F. L. de. (2023). TOURQUAL-BAR: validação de escala de mensuração da qualidade de serviços em bares turísticos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2657 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2657

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo