A viagem espetáculo

reflexões sobre a exposição e o consumo do viajar nas redes sociais

Autores

  • Jane Petry da Rosa Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Marinês Walkowski Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFPI), Parnaíba, PI, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7094-3758

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2591

Palavras-chave:

Viagem, Turismo, Redes Sociais, Contemporâneo

Resumo

No atual contexto, em que os olhos dos consumidores estão fixados nas telas, a fruição de uma viagem é exibida, por muitos turistas, como um espetáculo midiático. As redes sociais são utilizadas por produtores de conteúdo digital para dividir com sua audiência modos de um viajar que acaba se convertendo no consumo de informações, produtos e serviços. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as maneiras com que as redes sociais são utilizadas pelos produtores de conteúdo (blogueiros e influenciadores da área do turismo) para compartilhar suas vivências de viagem e refletir sobre como as pedagogias que estão em operação nesses espaços influenciam no consumo do viajar que se processa nas redes. Para o tratamento e análise de dados, praticou-se a análise cultural. De maneira geral, foi possível concluir que nestes espaços são ensinados diferentes modos de consumir o viajar. No entanto, o desejo pela informação rápida e precisa, a necessidade de identificação ou a busca de uma referência e a volúpia pela totalidade, parecem aprisionar os viajantes e estimular produção de um conteúdo formado por listas, dicas, entre outros, levando-os a repetir padrões e consumir um formato de viagem que se repete nas telas de forma frugal, efêmera e uniforme.

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Biografia do Autor

Jane Petry da Rosa, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina), Mestre em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina), Bacharel em Administração de Empresas (Universidade do Estado de Santa Catarina), Bacharel em Educação Física (Universidade do Estado de Santa Catarina). Professora de Gestão de Eventos e Coordenador do Curso de Gestão de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, 2010. Professora da Universidade Estadual de Santa Catariana
de 2002 a 2010. Pesquisadora em educação e comunicação e gestão do turismo. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise dos dados. discussão

Marinês Walkowski, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), realizou estágio de doutorado no exterior (Universidade de Lisboa). Pós-Doutorado em Turismo e Hotelaria (Universidade do Vale do Itajaí), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), Bacharel em Turismo (Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina). Atua como consultora em projetos de Turismo de Base Comunitária (Rede Acolhida na Colônia), Processos Participativos e na área de Planejamento e Gestão de Turismo. Foi professora de Graduação, Pós-graduação e Coordenadora do curso Superior de Tecnologia de Gestão de Turismo na Faculdade Municipal de Palhoça, Santa Catarina. Foi professora no Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis Continente. Atualmente é secretária da Indústria, Comércio e Turismo de Urubici-SC e professora colaboradora na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise dos dados. discussão.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFPI), Parnaíba, PI, Brasil.

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS/RS). Mestre em Geografia (UNESP/Rio Claro/SP); Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (SENAC/SP); e Graduado em Turismo (UNIMEP). Professor Associado do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar (desde 2008). Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade Estadual do Ceará). Professor Permanente do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ex-Coordenador do curso de Bacharelado em Turismo da UFDPar (Chefia de Departamento e ex-Coordenador de Curso 2019-2021 e ex-coordenador entre 2008-2011). Diretor (2019-2022) da ABRATUR (International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil - Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil); Pesquisador membro desde 2010 e Ex-Coordenador do EITUR (2016-2019) Núcleo de
Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo da UFDPar - grupo cadastrado na plataforma do CNPq; Pesquisador/Membro do Grupo de Pesquisa DemandaTur - Fatores Determinantes e Condicionantes da Demanda Turística da UFSCAR/Sorocaba. Possui publicações nacionais e internacionais de artigos e capítulos de livros. Contribuições: concepção da pesquisa, análise dos dados, discussão.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Rosa, J. P. da, Walkowski, M., & Perinotto, A. R. C. (2022). A viagem espetáculo: reflexões sobre a exposição e o consumo do viajar nas redes sociais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2591. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2591

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo