Atributos, pontuações e preços hedônicos na Província de Buenos Aires e CABA

uma análise a partir do Booking e do Airbnb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2587

Palavras-chave:

Turismo, Airbnb, Economia compartilhada, Preços hedônicos

Resumo

É sabido que as tarifas cobradas pelas acomodações variam entre si. Um dos motivos é que as acomodações diferem em atributos. Estes atributos incluem não só a qualidade do quarto, mas também o acesso às várias instalações partilhadas, a qualidade do serviço e a avaliação que os consumidores fazem. A abordagem de preços hedônicos permite estimar a disposição a pagar pelas características do produto (acomodação). Essa abordagem afirma que o preço de um produto pode ser considerado como uma função dos diversos atributos que possuem um preço implícito e podem ser determinados separadamente. Tendo em conta esta metodologia e utilizando dados de dois websi-tes de turismo, Booking e Airbnb, o objetivo deste documento é estudar a influência de uma varie-dade de atributos nas tarifas cobradas pelo alojamento na Província de Buenos Aires (PBA) e na Cidade de Buenos Aires (CABA). Os resultados sugerem que a vontade de pagar em PBA por atributos mais tradicionais (aquecimento, ar condicionado, etc.) é menor do que por atributos específicos (instalações esportivas, spa, etc.). Em CABA e em PBA, deve ser dada atenção aos atributos subjetivos, uma vez que estes também têm um impacto significativo no preço.

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Biografia do Autor

Manuela Cerimelo, Universidad Nacional de La Plata (UNLP), La Plata, Buenos Aires, Argentina.

Es Licenciada en Economía de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Es investigadora junior del Instituto de Investigaciones Económicas de la Facultad de Ciencias Económicas de la UNLP. Ha participado en proyectos de investigación relacionados con las áreas de turismo y economía laboral.
Contribuiciones: diseño de la investigación, la revisión de la literatura, la recopilación de datos, el análisis de los datos y la discusión del trabajo.

Natalia Porto, Universidad Nacional de La Plata (UNLP), La Plata, Buenos Aires, Argentina.

Es Doctora en Economía de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Es directora del Instituto de Investigaciones Económicas de la Facultad de Ciencias Económicas de la UNLP. Es Profesora Titular de Economía Internacional y Crecimiento Económico, Turismo y Medio Ambiente en la misma universidad. Es investigadora de tiempo completo, ha publicado varios artículos en revistas nacionales e internacionales y ha trabajado en muchos proyectos de investigación relacionados con el turismo. También es miembro de la Red Iberoamericana de Economía y Gestión del Turismo, de la Asociación Argentina de Economía Política y del Consejo Ejecutivo de la Asociación Internacional de Economía del Turismo. Contribuiciones: diseño de la investigación, la revisión de la literatura, el análisis de los datos y la discusión del trabajo.

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Publicado

2022-06-03

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo