Saturação e Rejeição ao Turismo nas Destinações Turísticas
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1847Palavras-chave:
Overtourism., Turismofobia., Clusters., Destination Marketing OrganizationResumo
O Turismo é um fenômeno multi, inter e transdisciplinar na sua formação superior e na gestão pública. Além dessas características, temos que considerar ainda a transversalidade e a intersetorialidade. Em virtude dessas características, mudanças ocorrem continuamente, quer sejam no comportamento dos turistas quer sejam com os residentes locais. Nesta última década, nos defrontamos com dois novos e desafiantes problemas: a saturação e a rejeição ao turismo nas destinações turísticas. É sobre este assunto preocupante que iremos tratar neste artigo.
Downloads
Referências
Beni, M. C. (2012) Clusters de turismo. In: Beni, M. C. (org). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, p.517.
Beni, M. C. e Cury, M. J. F. (2012) Bases territoriais e redes de cluster de turismo. In: Beni, M. C. (org). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, p. 487.
Moraes, L. N. de. (2012) Dimensão mercadológica de sustentabilidade do desenvolvimento turístico. In: Beni, M. C. (org). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, p. 283.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).