Análise dos relacionamentos interorganizacionais em empresas do setor hoteleiro de Curitiba: estudo comparativo de casos

  • Antônio João Hocayen-da-Silva Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná - UCP
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Relacionamentos Interorganizacionais. Estratégia. Eficiência. Turismo. Hotelaria.

Resumo

O setor hoteleiro de Curitiba, na segunda metade da década de 90, em função da instalação de montadoras e da transferência de diversas empresas multinacionais para a cidade, tornou-se atrativo para as redes hoteleiras nacionais e internacionais, uma vez que ocorreu aumento significativo na demanda pelos serviços de hospedagem. Assim, buscou com este estudo analisar os relacionamentos interorganizacionais realizados por empresas hoteleiras de Curitiba. Para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com proprietários, diretores e gerentes, em dois hotéis pertencentes a proprietários ou grupos locais. Os dados secundários foram coletados em jornais e revistas impressos e na Internet. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a inexistência de práticas formais de alianças e parcerias entre as empresas do setor analisadas, dificultando assim a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis.

Biografia do Autor

Antônio João Hocayen-da-Silva, Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná - UCP
Graduação em Administração: Habilitação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG (2004). Mestre em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR (2007). Atualmente é professor dos cursos de Administração, de Tecnologia em Marketing e de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Ensino Superior de Pitanga - UCP/PR, nas disciplinas de Logistica e Distribuição, Canais de Distribuição e Planejamento Estratégico. Áreas de Interesse: Administração; Estratégia; Turismo e Hotelaria; Cooperativismo; Constituição e Gestão de Cooperativas; Cooperativas deTrabalho; Ensino e Pesquisa em Administração. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em MArketing e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, membro do Núcleo de Projetos Institucionais - NPI. Atualmente ministra a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica em diferentes cursos de pós-graduação da instituição.
Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestrado em Administração - COPPEAD/UFRJ (1979) e Doutorado em Administração - Cranfield University (1996). Pós Doutorado em Tourismo na Bournemouth University e em Empreendedorismo e Pequenas Empresas Turísticas na Strathclyde University, Escócia. Em 2006 realizou Pós Doutoramento na HEC, Montreal, com a supervisão de Prof Dr Louis Jacques Filion. Foi professor na Universidade Federal de Sergipe de 1970 a 2003. Foi professsor Associado da Universidade Federal do Paraná de 2003 a 2009. Atualmente é professor Adjunto I na Universidade Federal de Sergipe, após realização de novo concurso. Atua na Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração. Áreas de interesse para pesquisa Empreendedorismo, Gestão de Pequenas Empresas, Gestão em Turismo, Sustentabildiade Empresarial e Estratégia.
Publicado
26-08-2009
Seção
Artigos