Análise dos relacionamentos interorganizacionais em empresas do setor hoteleiro de Curitiba: estudo comparativo de casos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i2.158Palavras-chave:
Relacionamentos Interorganizacionais. Estratégia. Eficiência. Turismo. Hotelaria.Resumo
O setor hoteleiro de Curitiba, na segunda metade da década de 90, em função da instalação de montadoras e da transferência de diversas empresas multinacionais para a cidade, tornou-se atrativo para as redes hoteleiras nacionais e internacionais, uma vez que ocorreu aumento significativo na demanda pelos serviços de hospedagem. Assim, buscou com este estudo analisar os relacionamentos interorganizacionais realizados por empresas hoteleiras de Curitiba. Para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com proprietários, diretores e gerentes, em dois hotéis pertencentes a proprietários ou grupos locais. Os dados secundários foram coletados em jornais e revistas impressos e na Internet. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a inexistência de práticas formais de alianças e parcerias entre as empresas do setor analisadas, dificultando assim a obtenção de vantagens competitivas sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).