Noite de terror na cidade luz: os atos terroristas em Paris e a avaliação da imagem de destino por turistas brasileiros

  • Marcela Lidianny do Amaral Ferreira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
  • Pollyanna Fraga Graciano Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
  • Sergio Rodrigues Leal Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
  • Marconi Freitas da Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
Palavras-chave: Terrorismo, Imagem do Destino, Paris, Turistas Brasileiros.

Resumo

O terrorismo contemporâneo pode ser considerado um dos males do século XXI e suas ações têm atingido um número cada vez maior de alvos não combatentes. Os grupos extremistas estão à procura de lugares com grande circulação de pessoas como pontos turísticos para realizar os seus ataques. Os atentados almejam alcançar um maior número de kafirs, termo para definir os incrédulos ou infiéis da doutrina islâmica, ou obter uma maior atenção da mídia. Assim, o presente estudo objetivou entender como turistas brasileiros, que estavam em Paris, percebem a interferência da noite dos atentados em 13 e 14 de novembro de 2015 na imagem turística da cidade. A investigação foi qualitativa exploratória com a triangulação dos dados: pesquisa documental, questionários abertos e depoimentos em vídeos, com o uso da análise de conteúdo. Os resultados mostram um impacto mediano na atividade turística, porém pouco importante na imagem da cidade de Paris nos meses subsequentes aos atentados, sendo o fluxo de visitantes reestabelecido em curto prazo. A relevância primordial deste artigo foi compreender o impacto na demanda turística pós-atentados terroristas a partir da percepção dos turistas sob a imagem do destino.

Biografia do Autor

Marcela Lidianny do Amaral Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
Mestranda Programa de Pós Graduação em Hotelaria e Turismo - UFPE. Graduada em Turismo pela UFPE.
Pollyanna Fraga Graciano, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
Mestrado em Andamento em Hotelaria e Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em Turismo, Cultura e Sociedade. Graduada em Turismo pela UFPE.
Sergio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
Professor Adjunto do Departamento de Hotelaria e Turismo e Vice-Coordenador do Progranma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Bacharel em Turismo (1999) com MBA em Administração de Marketing de Serviços (2004) pela UFPE, Mestre em Turismo (2001) pela Universidade James Cook - Austrália, Doutor em Turismo (2009) pela Universidade de Surrey - Inglaterra, e realizou pesquisa pós-doutoral (2013-4) na NHTV-Breda University of Applied Sciences - Holanda. Foi secretário da Association For Tourism In Higher Education (Associação Britânica para a Educação Superior em Turismo), Diretor de Turismo de Ipojuca/Porto de Galinhas, Professor Adjunto da UFRN e professor de diversas instituições particulares de ensino superior em Pernambuco.
Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR.
Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor cadastrado no Diretório do CNPq. É Editor da CBR - Consumer Behavior Review. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, estratégias de marketing, atmosfera de varejo, consumo sustentável, pesquisa transformativa do consumidor, consumidor e destinação turística, designs experimentais e análise multivariada de dados. 

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Publicado
19-02-2019
Seção
Artigos