A relação entre a felicidade e o desejo por hospitalidade mediada pela autoimagem do turista e a imagem do seu destino

  • Leonardo Aureliano-Silva Universidade Anhembi Morumbi - Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas
  • Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi - Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas
  • Carlos Alberto Alves Universidade Anhembi Morumbi - Programa de Pós Graduação em Hospitalidade. Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas
Palavras-chave: Felicidade. Hospitalidade. Turismo. Autoimagem. Congruência.

Resumo

Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar a teoria sobre comportamento do consumidor no turismo e a importância do aprimoramento de práticas comerciais. O principal objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência entre a autoimagem do turista e a imagem do destino. Por meio de uma survey obteve-se 221 questionários respondidos. Para análise dos dados, utilizou-se abordagem quantitativa com o uso da técnica de regressão linear múltipla, e os resultados indicaram relação significativa e positiva entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência da autoimagem do turista (como ele se vê) e imagem do destino turístico. A originalidade deste estudo está em identificar a autoimagem do turista e destino turístico como fatores mediadores da percepção de hospitalidade local.
Publicado
29-07-2017