Teoria institucional na pesquisa em turismo: novas oportunidades de uma teoria em evolução
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1310Palavras-chave:
Teoria institucional. Turismo. Imagem de destino. Estratégia de destino. Legitimidade.Resumo
Neste artigo de perspectiva, trazemos a teoria institucional para a atenção da pesquisa em turismo como uma teoria válida e em evolução que pode trazer contribuições para análises no turismo. Mostramos que a teoria institucional ainda é subutilizada no turismo e desenvolvemos uma série de proposições sobre como a teoria institucional pode ser útil para analisar a imagem do destino e a adequação entre a imagem de destino para os turistas e para a população local. Especificamente, mostramos como os conceitos institucionais centrais de legitimidade, isomorfismo, hibridização e categorização influenciam as estratégias de destinos quanto à sua imagem. Contribuímos para a teoria institucional discutindo o uso de uma abordagem institucional no turismo, fornecendo a análise de questões tradicionais com o uso da teoria institucional.
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