Atributos determinantes na decisão de compra e satisfação dos clientes: um estudo em estabelecimentos que comercializam comida de rua

Palavras-chave: Importância do Atributo. Atributo Determinante. Decisão de Compra. Satisfação. Comida de Rua.

Resumo

Os atributos de um produto podem variar substancialmente na importância que eles têm para diferentes consumidores, assim a partir da concepção de que há diferentes graus de importância em relação aos atributos e que essa importância influência na decisão de compra. Este artigo tem como objetivo identificar quais atributos são determinantes para os consumidores na tomada de decisão de compra em estabelecimentos que comercializam comida de rua. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa. Na fase qualitativa foi realizada uma entrevista semiestruturada com 16 clientes e analisada por meio da análise de conteúdo. Para o levantamento dos dados na fase quantitativa foi realizado um survey, com a aplicação de 200 questionários. A análise desta fase quantitativa foi realizada com a utilização do Excel e do SPSS, com emprego de técnicas de estatística multivariada. Os resultados indicaram que o serviço oferecido é o constructo considerado determinante para a decisão de compra dos clientes. Esta pesquisa propicia a ampliação desse escopo de pesquisas no país, bem como contribui para os empreendedores no setor de street food que buscam estratégias para se manterem firmes no mercado.

Biografia do Autor

Hannah Nicchio Loriato, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Graduada em Administração e Mestra em Administração (PPGADM) pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo.
Anderson Soncini Pelissari, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Professor do Departamento de Administração da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado e Doutorado - PPGADM/UFES e Pesquisador do TecPrO/UFES.Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba.Pesquisador nas áreas de Estratégias de Marketing e de Negócios - Grupo de Estudos em Marketing e Estratégia (GEMaE).
Publicado
02-01-2017
Seção
Artigos