Inovatividade, criatividade e gestão do conhecimento em bares, restaurantes e casas noturnas: um estudo em estabelecimentos de Curitiba – PR

Autores

  • Cicero Aparecido Bezerra Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação http://orcid.org/0000-0001-5027-9394
  • Jéssika Lisieux Marques Wronski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.1013

Palavras-chave:

Bares. Restaurantes. Casas noturnas. Gestão do conhecimento. Inovatividade. Criatividade.

Resumo

Bares, restaurantes e casas noturnas representam um segmento de destaque no contexto turístico, especialmente dado seu impacto econômico e social. Porém, poucos estudos os têm associado a elementos que possam explicitar suas bases competitivas, especificamente, a gestão do conhecimento (GC), inovatividade (IN) e criatividade organizacional (CO) e, consequente, desempenho inovador (DI). Assim sendo, o presente estudo busca encontrar relações entre estes elementos e o faturamento nestes segmentos. Trata-se de um estudo exploratório que empregou análise de correspondência múltipla, efetuado em uma amostra de 60 empresas destes segmentos no município de Curitiba – PR, que indicou que os bares, restaurantes e casas noturnas que mais intensamente percebem as práticas de GC, IN e CO são aqueles que apresentam um DI mais elevado, como também registram classes mais elevadas de faturamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Aparecido Bezerra, Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação

Graduação em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Especialização em Gestão de Negócios e Finanças pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina Pós-doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Professor adjunto do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná

Jéssika Lisieux Marques Wronski, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2016-03-10

Como Citar

Bezerra, C. A., & Wronski, J. L. M. (2016). Inovatividade, criatividade e gestão do conhecimento em bares, restaurantes e casas noturnas: um estudo em estabelecimentos de Curitiba – PR. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 10(1), 18–43. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.1013

Edição

Seção

Artigos