O Brasil na literatura internacional de turismo: análise das publicações em idioma inglês

Autores

  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) http://orcid.org/0000-0001-8731-101X
  • Sérgio Rodrigues Leal Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alexandre Panosso Netto Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.854

Palavras-chave:

Brasil. Internacionalização. Publicações em turismo. Idioma inglês. Literatura científica.

Resumo

O trabalho traça um panorama dos estudos sobre o turismo no Brasil publicados no exterior em idioma inglês entre 1977 e 2014. Foram selecionados estudos publicados em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos em periódicos. A técnica de coleta dos dados mesclou pesquisa em bancos de dados, consulta aos currículos dos autores e ferramentas de busca na Internet. Foram identificados 149 trabalhos publicados. Em 2012 foram publicados 22 estudos, sendo aquele o ano com o maior número de publicações. Desde então, a taxa de crescimento do número de publicações tem revelado certa estabilidade ou até uma pequena redução.  73% (n=109) dos trabalhos foram publicados em periódicos científicos, 23% (n=35) em forma de capítulos de livros e 3% (n=5) em forma de livros. Ao todo, 256 autores escreveram sobre o tema, mas somente 41 deles publicaram ao menos dois trabalhos. Os temas abordados nos estudos foram variados, sendo que o meio ambiente natural recebeu ligeiro destaque. Na nuvem de termos dos resumos de cada trabalho destacam-se as palavras desenvolvimento, gestão, ambiental, ecoturismo, sustentável, destino e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Pd.D em Economia do Turismo e do Meio Ambiente pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Diretor Executivo da ABRATUR.

Sérgio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ph.D. em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Professor do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco e Vice Diretor Executivo da ABRATUR.

Alexandre Panosso Netto, Universidade de São Paulo (USP)

Livre-Docente pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo-EACH-USP. Professor nos cursos de Graduação em Lazer e Turismo, Mestrado em Estudos Culturais e do Mestrado em Turismo da EACH-USP e Conselheiro da ABRATUR.

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Santos, G. E. de O., Leal, S. R., & Panosso Netto, A. (2015). O Brasil na literatura internacional de turismo: análise das publicações em idioma inglês. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(3), 459–478. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.854

Edição

Seção

Artigos