Distância temporal na avaliação de hotéis e seus efeitos na satisfação e no boca-a-boca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3057

Palavras-chave:

Distância temporal, Motivos de viagem (negócio/lazer), Satisfação, Boca-a-boca (WOM), Atributos tangíveis e intangíveis

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a influência da distância temporal na avaliação de atributos tangíveis e intangíveis em experiências de hospedagem, e seus efeitos sobre a satisfação e a intenção de boca-a-boca (WOM). Baseado na Teoria da Distância Psicológica e na Teoria dos Níveis de Construção (CLT), o modelo teórico foi inicialmente validado por 17 especialistas, entre profissionais acadêmicos e hoteleiros. Posteriormente, um survey foi aplicado a 482 hóspedes brasileiros cuja última hospedagem havia ocorrido entre menos de 1 mês e até 24 meses antes da coleta. A análise foi conduzida com modelagem de equações estruturais e análise multigrupo (MGA). Os resultados indicam que a satisfação não apresentou variação estatística significativa entre atributos tangíveis e intangíveis ao longo do tempo. Por outro lado, o boca-a-boca foi mais influenciado por atributos tangíveis em avaliações próximas ao consumo e por atributos intangíveis em avaliações mais distantes, especialmente moderado pelo motivo da viagem (negócios ou lazer). O estudo contribui ao integrar construtos psicológicos à literatura de comportamento do consumidor em turismo, oferecendo implicações práticas para estratégias de marketing e gestão hoteleira.

 

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Biografia do Autor

Thais Rodrigues Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Gestão de Meios de Hospedagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Graduada em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Administração pela (PUC). Professora do Senac São Paulo nas áreas de turismo, hotelaria e eventos. Seus interesses de pesquisa incluem: comportamento do consumidor, hotelaria, falhas em serviço, satisfação e WOM. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados, discussão.

Otávio Bandeira De Lamonica Freire, Universidade de São Paulo

Doutor em Comunicação pela USP (2009), Mestre em Comunicação pela UNIP (2007), MBA em Marketing pela ESPM (1998). Atualmente, é Professor dos Programas de PósGraduação em Administração (PPGA-FEA/USP) e em Turismo (PPGTUREACH/USP), na Universidade de São Paulo. É coordenador do B.R.A.N.D.S Research Center (USP) e vice coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo (NEAT/USP). É também Chief Science Officer da ILUMEO Data Science Company, empresa que entregou mais de 800 projetos em Marketing Effectiveness desde a sua fundação em 2011. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise de dados, discussão.

Filipe Quevedo-Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com parte dos estudos realizados na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Diretor de Extensão da UFMS, Coordenador do Curso de Especialização em Gestão e Governança Pública, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADUFMS). Possui sólida experiência em comportamento do consumidor, métodos quantitativos e análise multivariada, com contribuições acadêmicas e práticas nessas áreas. Contribuições: revisão da literatura, análise de dados, discussão.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Moraes, T. R. M. de, Freire, O. B. D. L., & Silva , F. Q. P. de O. e. (2025). Distância temporal na avaliação de hotéis e seus efeitos na satisfação e no boca-a-boca. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 19, 3057 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3057

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo