O turismo no governo de Jair Bolsonaro
políticas públicas e discursos ideológicos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2777Palavras-chave:
Turismo, Discurso político, Políticas públicas, Semiótica Francesa, Governo BolsonaroResumo
O objetivo deste estudo é analisar a influência dos discursos de Jair Bolsonaro nas políticas públicas de turismo no Brasil, durante o seu governo. O corpus contemplou discursos do ex-presidente sobre turismo e documentos oficiais dos anos de 2019 e 2020. Os discursos foram analisados por meio do modelo da Semiótica Francesa. O estudo revelou que Bolsonaro construiu seus discursos e projetos políticos sobre turismo a partir da perspectiva do “eu” e as propostas por ele defendidas refletiram seus desejos, gostos pessoais, posicionamentos ideológicos e seus hobbies. Também evidenciou que o turismo é, na construção discursiva de Bolsonaro, uma figura que contribui para a construção temática da desregulação, em especial a ambiental. Também apurou que o ex-presidente manipulava seus eleitores e apoiadores, pedindo poder, manifestado em apoio e aderência para pôr em prática seus projetos. Em adição, revelou-se que o ex-presidente utilizava o recurso da polarização, reafirmando a retórica do “nós contra eles”. Assim, a principal contribuição desta pesquisa foi compreender como os valores ideológicos do bolsonarismo operam, por meio dos seus discursos, o que nos permite compreender as prioridades e as direções que este governo tomou com relação ao turismo.
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