Honra do residente

ampliando o bem-estar no apoio ao turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2692

Palavras-chave:

Bem-estar subjetivo, Orgulho, Moradores, Turismo, Eventos Turísticos

Resumo

A felicidade e o bem-estar subjetivo revelam a avaliação de um indivíduo sobre aspectos e condições gerais de vida e o quanto essa pessoa gosta da vida que leva, ou seja, o quanto está satisfeita com sua vida. Nosso estudo analisa a percepção dos moradores de Blumenau (Brasil) sobre a relação de honra, os impactos do turismo de eventos e a satisfação com a vida no apoio ao turismo. A honra do morador, formada por ganhos pessoais, orgulho, sentimento de pertencimento e qualidade de vida, pode impactar significativamente na sensação de satisfação com a vida e uma percepção mais positiva do turismo.

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Biografia do Autor

Samara Jane Effting Vieira , Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Mestre em Turismo e Hotelaria e pós-graduado em Marketing Criativo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Bacharel em Comunicação Social comhabilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Empresária e professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão.

Cristiane Berselli, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, SC, Brasil.

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - Balneário Camboriú – SC – Brasil. Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Balneário Camboriú - SC – Brasil.Pesquisadora e membro do corpo editorial da revista Turismo, Visão e Ação Balneário Camboriú-SC – Brasil Visiting PHD studentna Universitat Rivora i Virgili. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura e análise de dados e discussão.

Fabricia Durieux Zucco, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Administração; Especialista em Marketing e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e  do Programa de Pos-graduacao em Administracao - FURB. Professora da graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro do grupo de pesquisa do HGTUR/UNIVALI: Hotelaria, Gastronomia e Serviços Jurídicos. Os seusinteresses de investigação são gestão do turismo, festivais, comunicação digital. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise de dados, discussão.

Tércio Pereira, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Indaial, SC, Brasil.

Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI). Doutorandoem Turismo e Hotelaria (UNIVALI). Professor na graduação no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise de dados e discussão.

Cynthia Morgana Boos de Quadros, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento Regional (FURB). Mestre em Ciencias da Linguagem (Unisul). Especialista em Gerenciamento de Marketing e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Midiaticos Regionais. Seus interesses de investigacao sao Comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e opiniao pública. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise de dados e discussão. 

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Publicado

2023-02-27

Como Citar

Vieira , S. J. E., Berselli, C. ., Zucco, F. D., Pereira, T., & Quadros, C. M. B. de. (2023). Honra do residente: ampliando o bem-estar no apoio ao turismo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2692. https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2692

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo