Fatores que afetam o apoio dos residentes ao desenvolvimento do turismo em áreas naturais protegidas

Autores

  • Carla Stefânia Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6887-6610
  • Marcos Antônio Leite do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Sérgio Marques Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6008-8038

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1888

Palavras-chave:

Apoio dos residentes, Turismo, Unidade de Conservação da Natureza

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os fatores capazes de influenciar o apoio dos residentes ao desenvolvimento do turismo em Unidade de Conservação (UC) da Natureza. Para tanto, foi desenvolvido um estudo hipotético-dedutivo, de natureza descritiva, com abordagem analítica quantitativa do tipo Survey. A amostra utilizada foi composta de 180 respondentes residentes na localidade de Natal/RN que se encontravam em visita a unidade estadual Parque das Dunas. Esta amostra foi coletada de maneira não probabilística por conveniência e utilizando-se a sistematização como critério de seleção dos respondentes. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para a verificação dos inter-relacionamentos entre constructos, baseando-se no modelo de verificação das intenções comportamentais proposto por Chen e Tsai (2007). Os resultados encontrados sugerem que a qualidade do local é o atributo que possui o maior impacto na explicação do apoio ao desenvolvimento do turismo em UC da natureza e observou-se também que o constructo Valor apresenta interações significativas com os demais constructos analisados, influenciando de maneira direta o apoio. Desta forma, como contribuição, esta pesquisa, possibilitou reforçar a compreensão de que quando há percepção do valor socioambiental os indivíduos estão mais propensos ao apoio ao desenvolvimento do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Stefânia Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Bacharel em Turismo pela Unifacex.

Marcos Antônio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado e doutorado em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Sérgio Marques Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho; Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Referências

Alam, Md. S., & Paramati, S. R. (2016) The impact of tourism on income inequality in developing economies: Does Kuznets curve hypothesis exist? Annals of Tourism Research, 61, 111-126. https://doi.org/10.1016/j.annals.2016.09.008

Andereck, K., Valentine, K., Knopf, R. & Vogt, C. (2005) Residents’ perceptions of community tourism impacts. Annals of Tourism Research, 32 (4), 1056-1076. https://doi.org/10.1016/j.annals.2005.03.001

Ajzen, I., & Fishbein, M. (1977) Attitude-behavior relations: A theoretical analysis and review of empirical re-search. Psychological Bulletin, 84 (5), 888-918. https://doi.org/10.1037/0033-2909.84.5.888

Ap, J. (1992) Residents’ perceptions on Tourism impacts. Annals of Tourism Research,19 (4), 665-690. https://doi.org/10.1016/0160-7383(92)90060-3

Ap., J., & Crompton, J. (1998) Developing and testing a tourism impact scale. Journal of Travel Research, 37, 120-130. DOI: https://doi.org/10.1177/004728759803700203

Ballantyne, R., Packer, J., & Hughes, K. (2008) Environmental awareness, interests and motives of botanic gardens visitors: Implications for interpretive practice. Tourism Management, 29, 439-444. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.05.006

Beerli, A., & Martín, J. (2004) Factors influencing destination image. Annals of Tourism Research, 31 (3), 657-681. https://doi.org/10.1016/j.annals.2004.01.010

Bestard, A. B., & Nadal, J. R. (2007) Modelling environmental attitudes towards tourism. Tourism Manage-ment, 28 (3), 688-695. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.04.004

Bowers, J. (2016) Developing sustainable tourism through ecomuseology: a case study in the Rupununi region of Guyana. Journal of Sustainable Tourism, 24, 758-782. https://doi.org/10.1080/09669582.2015.1085867

Blanco-Cerradelo, L., Gueimonde-Canto, A., Fraiz-Brea, J.A., & Dieguez-Castrillon, M. I. (2018) Dimensions of destination competitiveness: analyses of protected areas in Spain. Journal of Cleaner Production, 177, 782-794. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.12.242

Bushell, R., Staiff, R, & Eagles, P.F.J. (2007) Tourism and protected areas: benefits beyond boundaries. In: Bushell, R., Eagles, P.F.J. (org.). Tourism and protected areas: benefits beyond boundaries. Wallingford: CABI Publishing. https://doi.org/10.1079/9780851990224.0000

Buosi, M. C, Lima, S. H, & Leocárdio, A. L. (2014) A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de um lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8 (2), 261-285. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.757

Brasil. (2016) Visitação em parques nacionais sobe 238%. Ministério do Meio Ambiente. Acesso em: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1427. Acesso em: 02 jun. 2017.

Brasil. (2018) Embratur. Disponível em: http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/Site_de_noticias_da_Argentina_indica_visita_a_parques_naturais_brasileiros.html. Acesso em: 28 ago. 2018.

Brasil. (2018) Anuário Estatístico de turismo 2018: Ano base 2017. Brasília: Ministério do Turismo.

Canto-Silva, C. R, & Silva, J. S (2017) Panorama da visitação e da condução de visitantes em parques brasilei-ros. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2), 347-364. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1286

Chen, C.-F., & Tsai, D. (2007) How destination image and evaluative factors affect behavioral intentions? Tour-ism Management, 28 (4), 1115-1122. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.07.007

Chen, C.-F., & Chen, F.-S. (2010) Experience quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for heritage tourists. Tourism Management, 31 (1), 29-35. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.02.008

Chagas, M. M., & Marques Jr., S. (2010) Análise da relação causal entre Imagem, Qualidade, Satisfação e Fidelidade: um estudo sobre a percepção do turista nacional no destino turístico Natal/RN. Turismo em análise, 21 (3), 494-516. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i3p494-516

Chagas, M. M. (2015) Antecedentes do engajamento em Boca a Boca eletrônico positivo entre turistas (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cronin, J., & Taylor, S. (1992) Measuring service quality: a reexamination and extension. Journal of Marketing, 56 (3), 55-68. https://doi.org/10.2307/1252296

Cronin Jr., J., Brady, M., & Hult, T. (2000) Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in servisse environments. Journal of Retailing, 76 (2), 193-218. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00028-2

Diegues, A. C. (1998) O Mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec.

Eagles, P., & Mccoll, S. (2002) Tourism in national parks and protected areas: planning and management. New York: CABI Publishing. https://doi.org/10.1079/9780851995892.0000

Fornell, C., Johnson, M., Anderson, E., Cha, J., & Bryant, B. (1996) The american customer satisfaction Index: nature, purpose, and findings. Journal of Marketing, 60 (4), 7-18. https://doi.org/10.2307/1251898

Garcia, F. A., Vázquez, A., & Macías, R. (2015) Resident’s attitudes towards the impacts of Tourism. Tourism Management Perspective, 13, 33-40. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2014.11.002

Gursoy, D., Jurowski, C., & Uysal, M. (2002) Resident attitudes: A structural modeling approach. Annals of Tour-ism Research, 29 (1), 79-105. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(01)00028-7

Gursoy, D., & Rutherford, D. (2004) Host attitudes towards tourism: An improved structural model. Annals of Tourism Research, 31 (3), 495-516. https://doi.org/10.1016/j.annals.2003.08.008

Gursoy, D., Bogan, E., Dedeoglu, B. B., & Çaliskan, C. (2019) Residents' perceptions of hotels' corporate social responsibility initiatives and its impact on residents' sentiments to community and support for additional tour-ism development. Journal of Hospitality and Tourism Management, 39, 117-128. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2019.03.005

Hair, J., Anderson, R., Tatham, R., & Black, W. (2005) Análise Multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman.

Haley, A., Snaith, T., & Miller, G. (2005) The social impacts of tourism: A case study of Bath, UK. Annals of Tour-ism Research, 32 (3), 647- 668. https://doi.org/10.1016/j.annals.2004.10.009

Hutchinson, J., Lai, F., & Wang, Y. (2009) Understanding the relationships of quality, value, equity, satisfaction, and behavioral intentions among golf travelers. Tourism Management, 30 (2), 298-308. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.07.010

Jo, W., Lee, C., Reisinger, Y. (2014) Behavioral intentions of international visitors to the Korean hanok guest houses: Quality, Value and Satisfacion. Annals of Tourism Research, 41, 89-109. https://doi.org/10.1016/j.annals.2014.05.003

Kashyap, R., & Bojanic, D. (2000) A structural analysis of value, quality and price perception of business and leisure travellers. Journal of Travel Research, 39 (1), 45-51. https://doi.org/10.1177/004728750003900106

Kline, R. B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. New York: Guilford.

Ladeira, W.J., Costa, G. S., Santini, F. O., & Araujo, C. F. (2013) Antecedentes da satisfação na rede hoteleira: uma investigação através da modelagem de equações estruturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turis-mo, 7 (1), 51-67. https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.549

Lee, C., Lee, Y., & Lee, B. (2005) Korea’s destination image formed by the 2002 word cup. Annals of Tourism Research, 32 (4), 839-858. https://doi.org/10.1016/j.annals.2004.11.006

Lee, T. H. (2013) Influences analysis of community resident support for sustainable tourism development. Tourism Management, 34, 37-46. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2012.03.007

Lee, C.- K., & Back, K.- J. (2006) Examining structural relationships among perceived impact, benefit, and sup-port for casino development based on 4 year longitudinal data. Tourism Management, 27, 466-480. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.11.009

Lepp, A. (2007) Residents’ attitudes towards tourism in Bigodi Village, Uganda. Tourism Management, 28 (3), 876-885. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.03.004

Lindberg, K., & Johnson, R. (1997) Modeling resident attitudes towards tourism. Annals of Tourism Research, 24 (2), 402-424. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(97)80009-6

Liu, J., & Var, T. (1986) Resident attitudes towards tourism impacts in Hawaii. Annals of Tourism Research, 13 (2), 193-214. https://doi.org/10.1016/0160-7383(86)90037-X

Liu, J., Sheldon, P., & Var, T. (1987) Resident perception of the environmental impacts of Tourism. Annals of Tourism Research, 14 (1), 17-37. https://doi.org/10.1016/0160-7383(87)90045-4

Lubeck, R. M, Santini, F. O., Camargo, M. E, & Wanin, T. S. (2016) Análise de aspectos hedônicos e utilitários como preditores da recomendação e recompra do Natal Luz. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10 (2), 330-350. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.720.

Marôco. J. (2010) Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software e aplicações. Perô Pinhei-ro: Report Nunber.

Moghavvemi, S., Woosnam, K., Paramanathan, T., Musa, G., & Hamzah, A. (2017). The effect of residents’ personality , emotional solidarity, and community commitment on support for tourism development. Tourism Management, 63, 242-254. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.06.021

Moreira, J. (2016) Pesquisa de uso e recreação em unidade de conservação. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Mccornik, J. (1992) Rumo ao Paraíso: a história do movimento ambientalista. Recuperado de https://pt.scribd.com/doc/55372947/McCORMICK-John-Rumo-ao-Paraiso-A-historia-dos-movimentos-ambientalistas. Acesso em: 17 maio 2017.

Murphy, P. (1981) Community attitudes to tourism: A comparative analysis. Tourism Management, 2 (3), 189-195. https://doi.org/10.1016/0143-2516(81)90005-0

Murphy, P., Pritchard, M. P., & Smith, B. (2000) The destination product and its impact on traveler perceptions. Tourism Management, 21 (1), 43-52. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(99)00080-1

Nunkoo, R., & Ramkissoon, H. (2011) Developing a community support model for tourism. Annals of Tourism Research, 38 (3), 964-988. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.01.017

Nunkoo, R., & Ramkissoon, H. (2012) Power, trust social Exchange and community support. Annals of Tourism Research, 39 (2), 997-1023. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.11.017

Nunkoo, R., & Gursoy, D. (2012) Residents’ support for tourism: An identity perspective. Annals of tourism research, 39 (1), 243-268. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.05.006

Oh, H. (1999) Service quality, customer satisfaction, and costumer value: A holistic perspective. International Journal of hospitality Management, 18 (1), 67-82. https://doi.org/10.1016/S0278-4319(98)00047-4

Oh, H. (2000). Diners’ perceptions of quality, value and satisfaction. Cornell Hotel and Restaurant Administra-tion Quarterly, 41(3), 58–66. https://doi.org/10.1016/S0010-8804(00)80017-8

Oriade, A., & Schofield, P. (2019) An examination of the role of service quality and perceived value in visitor attraction experience. Journal of Destination Marketing & Management, 11, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2018.10.002

Oviedo-García, M. Á., Vega-Vázquez, M., Castellanos-Verdugo, M., & Orgaz-Aguera, F. (2019) Tourism in pro-tected areas and the impact of servicescape on tourist satisfaction, key in sustainability. Journal of Destination Marketing & Management, 12, 74-83. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2019.02.005

Passold, A.J., & Kinker, S. M (2010). Visitação em Unidades de Conservação. In. Philippi Jr., A., & Ruschmann, D. V. Gestão ambiental e sustentabilidade no turismo. São Paulo: Manole.

Petrick, J. (2004) The roles of quality, perceived value and satisfaction in predicting cruise passengers’ behav-ioral intentions. Journal of Travel Research, 42, 397-407. https://doi.org/10.1177/0047287504263037

Perdue, R., Long, P., & Allen, L. (1987) Rural resident tourism perceptions and attitudes. Annals of Tourism Research, 14 (3), 420-429. https://doi.org/10.1016/0160-7383(87)90112-5

Ramkissoon, H., Nunkoo, R. (2011) City image and perceived tourism impact: evidence from Port Louis, Mau-ritius. International Journal of Hospitality, 12 (2), 123-143. https://doi.org/10.1080/15256480.2011.564493

Rocha, L. G. M. (2002) Os Parques Nacionais do Brasil e a questão fundiária: o caso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Univer-sidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro.

Rodrigues. C. G & Abrucio, F. L. (2019) Parcerias e concessões para o desenvolvimento do turismo nos parques brasileiros: possibilidades e limitações de um novo modelo de governança. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13 (3), 105-120. https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i3.1575

Silva, G. B & Marques Jr., S. (2016) Fatores que afetam o apoio dos residentes para o desenvolvimento do turismo religioso: o caso de Santa Cruz (RN) Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10 (3), 497-515. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i3.957

Sheth, J., Newman, B., & Gross, B. (1991) Why we buy what we buy: A theory of consumption values. Journal of Business Research, 22 (2), 159-170. https://doi.org/10.1016/0148-2963(91)90050-8

Stylidis, D., Biran, A., Sit, J., & Szivas, E. (2014) Residents’ support for tourism development: The role of resi-dents’ place image and perceived tourism impacts. Tourism Management, 45, 260-274. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.05.006

Stylidis, D., Shani, A., & Belhassen, Y. (2017) Testing na integrated destination image model across residents and tourists. Tourism Management, 58, 184-195. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.10.014

Shiraishi, J. C. (2011) Conflitos ambientais em unidades de conservação: percepções sobre a reserva biológi-ca da Contagem- DF (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília.

Schroeder, T. (1996) The relationship of residents’ image of their state as a tourism destination and their sup-port for tourism. Journal of Travel Research, 34, 71-73. https://doi.org/10.1177/004728759603400411

Strickland-Munro, J., Alisson, H., & Moore, S. (2010) Using resilience concepts to investigate the impacts of protected area tourism on communities. Annals of Tourism Research, 37 (2), 499-519. https://doi.org/10.1016/j.annals.2009.11.001

Vargas-Sánchez, A., Porras-Bueno, N., & Plaza-Mejía, M. (2011) Explaining residents’ attitudes to tourism: Is a universal model possible?. Annals of Tourism Research, 38 (2), 460-480. https://doi.org/10.1016/j.annals.2010.10.004

Wang, X., Zhang, J., Gu, C., & Zhen, F. (2009) Examining antecedentes and consequences of tourist satisfac-tion: A structural modeling approach. Tsinghua Science and Technology, 14 (3), 397-406. https://doi.org/10.1016/S1007-0214(09)70057-4

Woodruff, R. (1997) Customer Value: The next source for competitive advantage. Academy of marketing Sci-ence, 27 (2), 139-153. https://doi.org/10.1007/BF02894350

World Economic Forum. (2017) The travel e tourism competitiveness report 2017: paving the way for a more sustainable and inclusive future. Geneva: Word Economic Forum.

Zeithaml, V. (1988) Consumer perceptions of price, quality, and value: A means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, 52 (3), 2-22. https://doi.org/10.1177/002224298805200302

Zinda, J. A. (2017) Tourism dynamos: Selective commodification and developmental conservation in China’s protected areas. Geoforum, 78, 141-152. https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2015.08.004

Zouain. D.M, Lohmann, P. B, Cardoso, G.L., Virkki, K. B., & Martelotte, M. C. (2019) Residents’ perceptions of the impacts of the Rio 2016 olympic games: before, during and after the mega-event. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13 (2), 93-112. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i2.1554

Publicado

2020-04-29

Como Citar

Medeiros, C. S., Nascimento, M. A. L. do, & Marques Junior, S. (2020). Fatores que afetam o apoio dos residentes ao desenvolvimento do turismo em áreas naturais protegidas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 14(2), 156–172. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1888

Edição

Seção

Artigos