Meios de hospedagem como signo de hospitalidade urbana
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1356Palavras-chave:
Meios de hospedagem. Hospitalidade urbana. Cidade.Resumo
Propósito justificado do tema: Estudos podem demonstrar o papel do espaço para a hospitalidade; sobretudo para a hospitalidade urbana. No entanto, a associação do espaço citadino enquanto imagem e paisagem urbanas dos meios de hospedagem como atributo de hospitalidade urbana, ainda não está devidamente contemplada por bibliografia do referido tema. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é sistematizar a hospitalidade em meios de hospedagem, a qual foi construída potencialmente a partir de espaços internos dos meios de hospedagem, mas que pode ser observada também à escala da cidade, portanto o meio de hospedagem como fator de hospitalidade urbana – ideia pouco efetivada por bibliografia especializada. Metodologia/Design: Para tanto, a pesquisa se caracterizou como exploratória, respaldada pelo levantamento e leitura bibliográficos, bem como estudos de caso e análises empíricas feitas à luz do ideal de representação (semiótica peirceana). Na seleção do que se pretende representar, é possível identificar uma intelecção, por parte do sujeito emissor (arquitetura de meios de hospedagem), em propor ideologias; e como tal, a arquitetura de meios de hospedagem também pode ser signo de hospitalidade urbana. O método interpretativo de avaliação dos resultados esteve amparado pelas teorias de hospitalidade urbana, essencialmente com o trabalho de Lucio Grinover (2007), que se ampara nas teorias de urbanização acerca de imagem e paisagem urbanas nos trabalhos de Kevin Lynch (2010). Resultados e originalidade do documento: Os resultados inferem sobre a possibilidade da hospitalidade urbana ou da cidade, construída através de meios de hospedagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).