Percepção do uso de sites de compras coletivas ao adquirir cupons de serviços turísticos

Autores

  • Luiz Mendes Filho Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Vanessa Araújo Jorge Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Otávio Bezerra de Sena Júnior Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i3.1131

Palavras-chave:

Sites de Compras Coletivas. Modelo de Aceitação Tecnológica. Serviços Turísticos.

Resumo

As tecnologias trouxeram novas formas de negócio como foi o caso dos sites de compras coletivas, que são basicamente uma forma de vender na Internet que permite aos consumidores comprar produtos e serviços a preços mais baixos. O presente trabalho analisou a percepção do viajante sobre o uso de sites de compras coletivas para adquirir cupons de serviços turísticos. A pesquisa apresenta caráter quantitativo – exploratório com a utilização do Modelo de Aceitação Tecnológica, para servir de base teórica para verificar a utilização dos sites de compras coletivas para adquirir cupons de serviços turísticos durante uma viagem. Foram coletados 60 questionários válidos com estudantes de uma universidade pública federal do nordeste brasileiro. Utilizou-se um levantamento de dados do tipo survey, com uma amostra não-probabilística por conveniência. Por se tratar de um estudo piloto com uma amostra pequena, os resultados foram verificados através da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), utilizando a técnica Partial Least Squares (PLS). A partir da análise, verificou-se que a maioria das pessoas que responderam aos questionários utilizam sites de compras coletivas para adquirir cupons de serviços turísticos. Porém, de acordo com os resultados obtidos, os sites de compras coletivas podem não ser ferramentas fáceis que o ajudem na tomada de decisão em adquirir serviços turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Mendes Filho, Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Administração (Auckland University of Technology, Nova Zelândia), Mestre em Engenharia de Produção (UFRN), Bacharel em Ciências da Computação (UFRN) e Professor do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Turismo (UFRN)

Vanessa Araújo Jorge, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Turismo (UFRN)

Otávio Bezerra de Sena Júnior, Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre e Bacharel em Turismo (UFRN)
Professor do Centro Universitário Facex/Unifacex

Publicado

2016-08-27

Como Citar

Mendes Filho, L., Jorge, V. A., & Sena Júnior, O. B. de. (2016). Percepção do uso de sites de compras coletivas ao adquirir cupons de serviços turísticos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 10(3), 574–593. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i3.1131