Editorial

Autores/as

  • Margarita Barretto Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil
  • Sênia Bastos Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i2.99

Resumen

É com imensa satisfação que lançamos mais um número da Revista Brasileira de de Pesquisa em Turismo - RBTur (Volume 2, Número 2, julho-2008).

O site www.rbtur.org.br entrou no ar em 2007 com o objetivo de disseminar os resultados de pesquisas científicas em Turismo e provocar o debate e a reflexão para a evolução do conhecimento na área.

Com efeito, neste número que ora vem a público o leitor encontrará abordagens que enfatizam as representações sobre o Turismo, a importância do planejamento e do Plano Diretor para o setor, bem como as mazelas do turismo sexual ainda presentes no país. Destaque-se a presença de artigos internacionais, que contemplam estudos sobre a Argentina, a Austrália e a Nova Zelândia.

Santos critica o viés etnocêntrico que ainda caracteriza os estudos de Turismo e de Hospitalidade, a partir do estudo de George Gardner, naturalista escocês, que veio para o Brasil em 1836, alertando-nos para a necessidade de revisão dessa tendência. Segue-se a análise etnográfica de Otamendi acerca da construção social e das alterações das representações simbólicas do destino turístico argentino de Capilla del Monte (Córdoba). Trata-se da constituição de um discurso místico-esotérico, no qual se combinam narrativas associadas ao sobrenatural, ao étnico, ao natural e, especialmente, ao extraterrestre.

O planejamento do Turismo tem especial ênfase nas abordagens de Maciel, Paolucci e Ruschmann que avaliam a capacidade de carga da Praia Brava, Itajaí/SC, considerando o conforto ambiental relativamente à população de moradores e usuários da praia e a projeção decorrente da futura instalação de complexo turístico. Na mesma direção caminha a abordagem de Santiago e Walkowski, cujo foco de estudo é o Plano Diretor de Florianópolis. A partir das relações que o Plano Diretor potencialmente contempla, ou seja, a política urbana, o turismo e planejamento sustentável, as autoras analisam as formas de ocupação no município, relacionados com o crescimento urbano e o incremento da atividade turística local. Também ambientado na cidade de Florianópolis, o estudo de Ferreira ocupa-se das relações que se estabelecem entre turistas argentinos e moças residentes, mais especificamente ao que se refere ao Turismo Sexual.

As pequenas vinícolas da Austrália e da Nova Zelândia são objeto do artigo de Hall e Treloar nesse número que contempla a resenha crítica assinada por Korstanje acerca do livro de Wallingre, Historia del Turismo Argentino.

Esperamos que este número tenha a mesma boa acolhida que os anteriores e que o seu conteúdo contribua para o enriquecimento dos leitores e da turismologia. Aproveitamos o ensejo para agradecer a contribuição de todos no envio de artigos e na difusão deste periódico.

Margarita Barretto
Sênia Bastos
Editoras

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margarita Barretto, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). É professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), pesquisadora do CNPq e Professora Voluntária na Universidade Federal de Santa Catarina. Fundadora do Grupo de Pesquisa CulTuS- Cultura, Turismo e Sociedade, do qual atualmente é vice líder. Líder do GeTIC, Estudos de Gestão em Turismo e Instituições Culturais, sediado na FURB. Tem experiência na área de Educação, e suas pesquisas tem focado a cultura, o turismo e o patrimônio e os estudos de antropologia do turismo. Assessora universidades brasileiras e estrangeiras nos temas de turismo, cultura e patrimônio. Membro efetivo da Aassociação Brasileira de Antropologia e do conselho editorial de revistas nacionais e internacionais de turismo e cultura (currículo atualizado em 25/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5628036340035162

Sênia Bastos, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil

Sênia Bastos é bacharel (1990), mestre (1997) e doutora (2001) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, Diretora Científica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo ANPTUR e Editora da Revista Brasileira de Turismo - RBTur (currículo atualizado em 07/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9403222681503465

Publicado

2008-07-30

Cómo citar

Barretto, M., & Bastos, S. (2008). Editorial. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(2), 1–2. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i2.99

Número

Sección

Editorial