La turistificación de la región portuaria de Rio de Janeiro, Brasil: por un Turismo Situado en el Morro da Conceição

Autores/as

  • Ana Carolina Baker Botelho Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ)
  • Marisa Egrejas Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ)
  • Roberto Bartholo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.691

Palabras clave:

Pertenencia, Espacio geográfico, Alteridad, Patrimonio.

Resumen

En este trabajo se presentan análisis y reflexiones acerca de un concepto de turismo diferenciado y esencialmente relacional que tiene en cuenta la complejidad, la diversidad y las contingencias asociadas a las dinámicas de la vida local y cotidiana de los moradores del Morro da Conceição, en la ciudad de Rio de Janeiro, Brasil. El enfoque teórico se basó en las proposiciones de dos autores: Sitio simbólico de Pertenencia y Turismo Situado, de Hassan Zaoual, y Área Geográfica, de Milton Santos. El enfoque empírico fue desarrollado a la luz de las experiencias del Proyecto Palacios do Rio por medio de observaciones participativas, entrevistas y revisión de fuentes secundarias. Elementos y dinámicas presentes en Morro da Conceição fueron destacados resaltándose los antecedentes históricos, el patrimonio y la vida diaria de los residentes y frecuentadores del sitio. Asimismo, las condiciones que habilitan ese lugar hacia un Turismo Situado. Como conclusión exaltamos la importancia de enfocar las relaciones humana y social en el turismo. Además, que la industria del turismo, prevalente y apoyada en el intercambio superficial y ganancias discrepantes, debe dar paso a un turismo fortalecedor de valores sociales como: autenticidad, solidaridad, confianza, empatía, curiosidad y el tiempo para el encuentro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Baker Botelho, Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ)

M. Sc. em Manejo de Florestas e Biodiversidade Tropical pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE, sigla em espanhol), Costa Rica e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG). Pesquisadora e doutoranda pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ

Marisa Egrejas, Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ)

M. Sc. em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), licenciada em Educação Artística com Habilitação em História da Arte (UERJ) e Graduação em Comunicação Visual (EBA/UFRJ). Pesquisadora e doutoranda pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, Professora Docente do Curso de Turismo do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (SEEDUC)

Roberto Bartholo, Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ)

Postdoc em Filosofia e Doutorado em Engenharia de Produção pela Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg (UEN), Alemanha; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduações em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Ciências Econômicas pela UFRJ. Professor associado do Programa de Engenharia de Produção e Coordenador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ

Publicado

2014-09-06

Cómo citar

Baker Botelho, A. C., Egrejas, M., & Bartholo, R. (2014). La turistificación de la región portuaria de Rio de Janeiro, Brasil: por un Turismo Situado en el Morro da Conceição. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 8(2), 286–300. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.691

Número

Sección

Articulos