Comunicação científica em turismo no Brasil: Análises descritivas de periódicos nacionais entre 1990 e 2012

Autores

  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Mirian Rejowski Universidade de São Paulo e Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.578

Palavras-chave:

Turismo, Comunicação científica, Periódicos científicos, Análise descritiva, Brasil.

Resumo

Este trabalho apresenta análises descritivas sobre 2.126 artigos publicados em 20 periódicos científicos brasileiros de turismo entre 1990 e 2012. Essas informações oferecem um amplo e objetivo retrato dos periódicos científicos de turismo no Brasil, auxiliam no debate sobre os critérios editoriais dessas revistas e contribuem para uma melhor compreensão da produção acadêmica brasileira realizada nesse período. Analisa-se a evolução do número de trabalhos publicados, bem como estatísticas descritivas dos tamanhos dos artigos, títulos e resumos. Os autores mais profícuos são identificados, bem como as palavras-chave mais recorrentes. Além disso, é analisado o nível de integração entre os periódicos, apontando quais estão mais ao centro da rede de publicações científicas de turismo do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Bacharel em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa de Turismo e Lazer pela ECA-USP. Doutor em Economia do Turismo e do Meio Ambiente na Universidade das Ilhas Baleares, Espanha. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP.

Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo e Universidade Anhembi Morumbi

Professora titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Livre docente em Teoria do Turismo e do Lazer, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação, e Bacharel em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada (aposentada) da USP. Bolsista PQ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Downloads

Publicado

2013-04-13

Como Citar

Santos, G. E. de O., & Rejowski, M. (2013). Comunicação científica em turismo no Brasil: Análises descritivas de periódicos nacionais entre 1990 e 2012. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 7(1), 149–167. https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.578

Edição

Seção

Artigos