Turismo e Dinâmica Cultural em uma Comunidade de Pescadores Artesanais: o Caso do Farol de Santa Marta em Laguna (SC)

Autores/as

  • Rafael José dos Santos UCS
  • Eduardo Manchon Arantes

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i1.315

Palabras clave:

Turismo e Antropologia. Destino Litorâneo. Imaginário. Mudanças Culturais. Comunidade de Pescadores.

Resumen

O artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa etnográfica na comunidade litorânea do Farol de Santa Marta, Laguna (SC), constituída por uma população vinculada à pesca artesanal. A localidade vem se transformando nos últimos 25 anos em destino de uma quantidade significativa de turistas, em sua maioria jovens universitários oriundos de grandes centros urbanos. A partir do encontro entre visitantes e residentes engendram-se novos sentidos, transformando a dinâmica cultural local com novas modalidades de ocupação e uso social dos diferentes espaços, bem como práticas de sociabilidade e estilos de vida definidos na relação entre os agentes sociais e ligados ao imaginário moderno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael José dos Santos, UCS

Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia Social e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Professor e pesquisador no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e no Mestrado em Turismo e professor de graduação na Universidade de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil).

Eduardo Manchon Arantes

Bacharel em Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Publicado

2010-01-01

Cómo citar

dos Santos, R. J., & Arantes, E. M. (2010). Turismo e Dinâmica Cultural em uma Comunidade de Pescadores Artesanais: o Caso do Farol de Santa Marta em Laguna (SC). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 4(1). https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i1.315

Número

Sección

Articulos