Metodología de medición de las actividades características del turismo

una aplicación para Brasil y sus unidades de la Federación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1908

Palabras clave:

Economía y turismo, Producción turística, Indicadores económicos del turismo

Resumen

El propósito de este documento es presentar una metodología para medir el tamaño de las actividades características del turismo. La propuesta se basa en el principio de medición del lado de la oferta utilizando las mismas técnicas utilizadas para medir las actividades de las Cuentas Nacionales y Regionales. Utilizando datos de Brasil y sus Unidades Federativas, en el periodo de 2010 a 2015, los resultados encontrados señalaron que, en cuanto a la contribución de las actividades características del turismo, los estados costeros tienden a destacarse, las regiones del Sur y Sudeste tienen gran importancia en términos nominales y se ha verificado una disminución real del turismo en 2015

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Biografía del autor/a

Caio César Soares Gonçalves, Fundação João Pinheiro (FJP), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Pesquisador da Fundação João Pinheiro (FJP). Doutorando em População, Território e Estatística Pública da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ence/IBGE). Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em economia aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estuda macroeconomia, séries temporais, produção e análise de estatísticas oficiais, economia dos serviços e o turismo sob a perspectiva econômica.

Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Professora de Economia do Turismo no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (UFMG). Graduado em Economia (PUC-MG), especialização em Estatística (UFMG), mestre em Turismo pela Universidade de Alicante (Espanha), doutorado em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR-UFMG) em cotutela pela Universidade de Alicante (Espanha). Líder do grupo de pesquisa Turismo, Economia, Cultura e Território - TECT CNPq. Seus interesses de pesquisa se concentraram no turismo, cultura, economia e desenvolvimento regional, impacto do turismo e da pobreza e relações internacionais. Sua tese ganhou o Prêmio de Economia Criativa 2012 (MINC) na categoria Impacto Econômico.

Tatiana de Almeida Pires Horta, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou do grupo de pesquisa Turismo, Economia, Cultura e Território - TECT CNPq do Departamento de Geografia da UFMG. Estuda a economia do turismo no Brasil e na América Latina, além de interesse em estudos do lazer e esporte

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Publicado

2020-09-01

Cómo citar

Gonçalves, C. C. S., Faria, D. M. C. P., & Horta, T. de A. P. (2020). Metodología de medición de las actividades características del turismo: una aplicación para Brasil y sus unidades de la Federación. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 14(3), 89–108. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1908