La historicidad de una invención

Autores/as

  • Hernán Venegas Marcelo

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.141

Resumen

A construção do corpus científico do turismo a partir de diferentes perspectivas de análise tem sido objeto de estudo por inúmeros especialistas na contemporaneidade. Dessa empreitada também fazem parte os cientistas sociais - ainda que em número menor se comparados às contribuições provenientes de outros campos de conhecimentos, digamos, mais "exatos". A História também se insere nesse universo de reflexões sobre o turismo que se assemelha a uma multidisciplina social. Reconhecendo isso e visando historicizar os antecedentes do turismo no Brasil, Haroldo Leitão Camargo nos apresenta um estudo singular proveniente do campo do conhecimento da História. Intitulado, "Uma pré-história do turismo no Brasil. Recreações aristocráticas e lazeres burgueses (1808-1850)" é uma proposta singular sobre a historicidade do turismo no mais importante domínio lusitano de Ultramar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hernán Venegas Marcelo

Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista CAPES/PEC-PG. Licenciatura em História pela Universidade de Havana, Mestre em Ciências Pedagógicas – Universidade Pedagógica de Las Villas ( Cuba) e Mestre em Gestão Turística –Universidade de Havana, Cuba/Universidade de Barcelona, Espanha.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1817971082555902

 

 

 

 

Publicado

2009-06-17

Cómo citar

Marcelo, H. V. (2009). La historicidad de una invención. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 3(1). https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.141

Número

Sección

Revisión