A donde vás? Análisis del compuesto marketing de un destino turístico en Santa Catarina (Brazil)

Autores/as

  • Giancarlos Francisco Miguel Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil
  • Ricardo Boeing-da-Silveira Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i3.111

Palabras clave:

Turismo. Compuesto Marketing. Destino Turístico.

Resumen

Este artículo presenta la investigación llevada a cabo para analizar los “cuatro P” del compuesto marketing (producto, precio, plaza y promoción) en un destino turístico del litoral de Santa Catarina, a través de la visión de algunos entrevistados de los sectores público y privado. Es una investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva y los datos fueron obtenidos mediante entrevistas semiestructuradas. Se obtuvo como resultado que el destino no está estructurado aún como para ser considerado un producto turístico, porque en el momento está cambiando su perfil, de turismo sol y playa para turismo de naturaleza y le hace falta inversión para infra-estructura fundamentalmente en lo que atañe a saneamiento y accesos. El precio fue considerado justo por los empresarios pero extremadamente alto por los entrevistados pertenecientes al área pública. Normalmente este destino se comercializa directamente, sin intervención de operadores turísticos y se promueve mediante la participación en eventos de turismo, diarios, revistas e internet. Se evidenció poca planificación, pocos trabajos conjuntos entre el trade y la administración pública y ninguna integración con otros componentes del compuesto marketing.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giancarlos Francisco Miguel, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing, Especialista em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing, ambos pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional - EMIEP, na rede Estadual de Educação de Santa Catarina, orientador do curso de Guia de Turismo - SENAC.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4500434112404853

Ricardo Boeing-da-Silveira, Pró Reitoria de Pesquisa Pós Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Iatajaí, Santa Catarina, Brasil

Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Concluiu o mestrado no programa de pós-graduação em Administração e Turismo pela Universidade do vale do iatjai em 2005. Especialização em MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Cursou graduação em administração pela Universidade do Vale do Itajaí desde 1995. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de graduação em administração e pós-graduação Lato Sensu. Publicou artigos em revistas científicas, Qualis A e B nacionais e em anais de eventos, também Qualis A internacionais e nacionais. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na graduação de administração e monografias na pós-graduação. Coordena atualmente 3 projetos de pesquisa. Atua na área de administração, com ênfase em mercadologia. Suas áreas de interesse são: marketing, comunicação, comportamento do consumidor. (currículo atualizado em 15/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2683752897820988

Publicado

2008-10-01

Cómo citar

Miguel, G. F., & Boeing-da-Silveira, R. (2008). A donde vás? Análisis del compuesto marketing de un destino turístico en Santa Catarina (Brazil). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(3), 54–89. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i3.111

Número

Sección

Articulos