Analysis of hedonic and utilitariam aspects as predictors of recom-mendation and repurchase of “Natal Luz

Authors

  • Rafael Mendes Lübeck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
  • Fernando Oliveira Santini Faculdade Senac Porto Alegre
  • Maria Emília Camargo Universidade de Caxias do Sul, UCS
  • Tatiana Schena Wanin Faculdade Senac Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.720

Keywords:

The objective of this study was to demonstrate that the hedonic and utilitarian aspects prior to recommendation and repurchase (loyalty) and the frequency of visits to an event changes the perception of the consumer of the hedonic and utilitarian motivati

Abstract

The objective of this study was to demonstrate that the hedonic and utilitarian aspects prior to recommendation and repurchase (loyalty) and the frequency of visits to an event changes the perception of the consumer of the hedonic and utilitarian motivations and the higher the frequency of visits more utilitarian event is motivation. For this purpose we proceeded a survey, applied December 2011 and January 2012, measuring the hedonic and utilitarian perception of the recommendation and moderate repurchase by the frequency of visits to the event. The data were analyzed using the structural equation modeling technique (ESM) and the results showed that the more consumers attending the event, the greater the strength of utilities reasons for recommendation and repurchase and hedonic aspects and utilities prior to recommendation and repurchase. The hedonic value the results found decreases as the consumer attends the event. This evidence allowed the inference that after the first visit to the "Christmas Light" the consumer develops a useful relationship with the show and can cite "reasons" for your choice and the greater the higher repurchase will be the rationalization of choice by new repurchases of event. 

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Author Biographies

Rafael Mendes Lübeck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutorando em Administração, linha de pesquisa Marketing na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS), Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor na Faculdade Senac Porto Alegre e pesquisador de Marketing trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor. Atualmente é revisor Journal of Research in Economics and International Finance; Gestão & planejamento (ISSN: 2178-8030); RAIMED: Revista de Administração IMED (ISSN: 2237-7956); RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia - ISSN: 2179-4936; Revista Organizações em Contexto (ISSN: 1982-8756); Revista de Administração da Unimep- RAUnimep (ISSN: 1679-5350). Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Fernando Oliveira Santini, Faculdade Senac Porto Alegre

Doutor em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, possui mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e da Faculdade SENAC/RS. Coordenador dos cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade SENAC/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing da Relacionamento da FSG e Comunicação Estratégica de Marketing das Faculdades Senac/RS. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão e estratégia.

Maria Emília Camargo, Universidade de Caxias do Sul, UCS

Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Atualmente é Professora e Coordenadora do mestrado em administração da Universidade de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS. Professora adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Atualmente é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. E Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2. Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo e Inovação Tecnológica.

Published

2016-05-10

How to Cite

Lübeck, R. M., Santini, F. O., Camargo, M. E., & Schena Wanin, T. (2016). Analysis of hedonic and utilitariam aspects as predictors of recom-mendation and repurchase of “Natal Luz. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 10(2), 330–350. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.720

Issue

Section

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