Turismo, desenvolvimento sustentável e direitos humanos: O programa “Viaja Mais Melhor Idade”

Autores

  • Rodrigo Freire de Carvalho e Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.500

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a discussão da relação entre turismo e desenvolvimento sustentável. Para isto, inicia com uma apresentação sobre a evolução histórica do conceito de desenvolvimento, que progressivamente abandona a sua perspectiva estritamente economicista para incorporar, a partir de elaborações teóricas produzidas no plano da ONU, as temáticas da sustentabilidade e dos direitos humanos. Serão discutidas as perspectivas de desenvolvimento de Amartya Sen e de Ignacy Sachs. Em seguida, o artigo foca-se na questão do turismo sustentável, discutindo a relação entre turismo e sustentabilidade a partir do enfoque teórico-metodológico proposto por Sachs e Sen. Finalmente, discutirá a temática do turismo social, centrando atenções no programa de turismo social brasileiro “Viaja Mais Melhor Idade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Freire de Carvalho e Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (Unb). Professor de Ciência Política na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Freire de Carvalho e Silva, R. (2012). Turismo, desenvolvimento sustentável e direitos humanos: O programa “Viaja Mais Melhor Idade”. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 6(3), 290–304. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.500

Edição

Seção

Artigos