Resorts no Brasil: uma avaliação do desempenho
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.921Palavras-chave:
Gerenciamento. Resorts. Receitas financeiras. Sazonalidade.Resumo
O presente artigo analisa o desempenho mercadológico e financeiro dos resorts no Brasil. O objetivo geral foi identificar o comportamento dos principais indicadores de desempenho financeiro, sob a ótica das receitas, na medida de contribuir para uma melhor compreensão de como opera esse setor no país. Para se obter os resultados desejados, foram realizadas pesquisas correlacionais que geraram os valores e índices de crescimento que permitiram estabelecer uma relação comparativa entre os anos de 2013 e 2014. Serviram como fontes primárias os resorts filiados à Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil, bem como entrevista de campo, com profissional de reconhecida atuação na área. As fontes secundárias se basearam em autores consagrados no universo da temática analisada. O universo de investigação foi formado pelos 49 resorts oficialmente reconhecidos pela principal entidade da área no país, ABR/Resorts Brasil. A entidade colaborou com o presente estudo ao permitir o acesso ao de seu banco de dados, onde os associados depositam mensalmente as informações de desempenho. Os empreendimentos estudados também foram segmentados em quatro subgrupos que foram analisados de forma separada. Os resultados mostraram que o mercado de resorts nacionais segue avançando em seus índices de desempenho e aperfeiçoando seus processos internos de gestão e distribuição de vendas. Entre os anos analisados, foi observada uma melhora no desempenho das receitas nominais na ordem de 6,34% no principal índice analisado. No que tange aos subgrupos, os resorts localizados em praia e os que operam no sistema all inclusive geraram os resultados mais significativos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).