Motivações, dimensões da imagem e qualidades afetivas dos lugares: a escolha do destino e as fotos em viagens de turismo e lazer

Autores

  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria
  • Liliam Cristine Stein Faculdade de Itapiranga (FAI)
  • Denise Bolzan Barpp Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.865

Palavras-chave:

Foto-elicitação. Marketing. Turismo.

Resumo

O turismo é dependente de aspectos que motivam as pessoas a viajarem e do que elas esperam receber em troca. A imagem representa o caminho que os destinos tomam para se posicionar e atingir um grau suficiente de reconhecimento (Di Marino, 2014). Este estudo objetivou explorar as dimensões das imagens e as qualidades afetivas dos lugares em fotos de viagens de turismo e lazer. Objetivou ainda, identificar as motivações que influenciam a escolha do destino turístico. Para atender ao objetivo, foram conduzidas duas pesquisas. A primeira, de caráter quantitativo e descritivo foi operacionalizada por meio de uma survey com 232 pessoas que fizeram viagens de turismo ou lazer nos últimos três anos. A segunda etapa da pesquisa, de caráter qualitativo e confirmatório, foi realizada por meio de aplicação de 12 entrevistas com consumidores de viagens de lazer/turismo. Os resultados mostram que a imagem afetiva, a atmosfera e o lazer são as dimensões mais determinantes na escolha do destino turístico. Verificou-se ainda que os sentimentos dos respondentes em relação à sua foto, voltam-se ao campo afetivo e emocional.

Biografia do Autor

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Departamento de Administração e coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). flaviascherer@globo.com

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Liliam Cristine Stein, Faculdade de Itapiranga (FAI)

Graduada em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI)

Denise Bolzan Barpp, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Graduada em Publicidade pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Publicitária na Agência de Comunicação e Marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

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Publicado

2015-12-08

Edição

Seção

Artigos