O Brasil na literatura internacional de turismo: análise das publicações em idioma inglês
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.854Palavras-chave:
Brasil. Internacionalização. Publicações em turismo. Idioma inglês. Literatura científica.Resumo
O trabalho traça um panorama dos estudos sobre o turismo no Brasil publicados no exterior em idioma inglês entre 1977 e 2014. Foram selecionados estudos publicados em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos em periódicos. A técnica de coleta dos dados mesclou pesquisa em bancos de dados, consulta aos currículos dos autores e ferramentas de busca na Internet. Foram identificados 149 trabalhos publicados. Em 2012 foram publicados 22 estudos, sendo aquele o ano com o maior número de publicações. Desde então, a taxa de crescimento do número de publicações tem revelado certa estabilidade ou até uma pequena redução. 73% (n=109) dos trabalhos foram publicados em periódicos científicos, 23% (n=35) em forma de capítulos de livros e 3% (n=5) em forma de livros. Ao todo, 256 autores escreveram sobre o tema, mas somente 41 deles publicaram ao menos dois trabalhos. Os temas abordados nos estudos foram variados, sendo que o meio ambiente natural recebeu ligeiro destaque. Na nuvem de termos dos resumos de cada trabalho destacam-se as palavras desenvolvimento, gestão, ambiental, ecoturismo, sustentável, destino e econômico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).