Práticas de orçamento: um estudo em empresas hoteleiras do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.851Palavras-chave:
Orçamento. Planejamento. Execução. Controle. Hotel.Resumo
O presente estudo tem como objetivo explorar as práticas orçamentárias em empresas hoteleiras dos principais centros turísticos do Brasil. A justificativa se orienta na quantidade de turistas estrangeiros recebidos pelos dez principais destinos turísticos brasileiros, que atinge 95% do país. Outra motivação é a carência de pesquisas em empresas hoteleiras nos países em desenvolvimento, devendo ser considerado também que o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, o que requer uma estrutura hoteleira adequada para receber um grande número de atletas e turistas. Assim, para atingir o objetivo deste estudo, foram enviados questionários aos hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), recebendo retorno de 40 empresas hoteleiras. A estatística descritiva foi aplicada sobre os resultados, com a finalidade de melhorar a base das discussões. Os resultados apontam que a maioria dos hotéis adota o orçamento empresarial, tendo o bottom-up como processo orçamentário predominante. A pesquisa mostra que os orçamentos são elaborados, com maior frequência, utilizando-se os resultados de anos anteriores e indicadores econômicos. Na avaliação de desempenho, são frequentemente aplicadas a análise comparativa, a análise das causas dos desvios e as medidas de adequação. A análise das variações estão principalmente direcionadas para o controle dos custos/despesas, a identificação de problemas potenciais e o fornecimento de feedback para o próximo período.Downloads
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