Programa Transdisciplinar para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade Quilombola de Monte Alegre – Cachoeiro de Itapemirim - ES
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i2.85Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável. Turismo. Quilombolas.Resumo
Este trabalho trata do desenvolvimento sustentável da comunidade de remanescentes de quilombolas de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Revela como a intervenção da universidade, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão, tem contribuído para o desenvolvimento da região, com especial ênfase para as atividades turísticas que despontam como uma das principais vocações do lugar. Apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é diagnosticar a sociedade local e possibilitar o conhecimento do perfil sócio-econômico da comunidade, visando subsidiar ações de planejamento estratégico, entre outras. Apresenta os resultados do planejamento estratégico desenvolvido com base no diagnóstico pelos próprios moradores. Este planejamento servirá para orientar o futuro da localidade sendo uma peça que respeita as características dos moradores, uma vez que foi desenvolvida por eles. Conclui apresentando as novas etapas do projeto, com o objetivo de congregar teoria e prática no ensino do Turismo e de outras áreas afins.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).