Contribuições da Estética Organizacional para a Pesquisa em Organizações Gastronômicas

  • Lídia Cunha Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC
Palavras-chave: Turismo. Gastronomia. Estética organizacional. Organizações gastronômicas. Práticas.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar as contribuições da estética organizacional para a pesquisa em organizações gastronômicas. Por meio da metateoria, os dados foram coletados utilizando livros e artigos de periódicos científicos importantes para a área de estudo. A gastronomia faz parte do patrimônio cultural de uma região, por esse motivo é objeto de estudo do turismo. O turismo e a gastronomia são ambientes onde é possível observar a vida cotidiana, até porque são comumente considerados “práticos”. A administração e os estudos organizacionais, tem se debruçado ao estudo das “Práticas”, dentro do que se compreende como Estudos Baseados em Práticas. Um campo científico que permite a teorização, ao qual apresenta diversas lentes de estudo, dentre elas a estética organizacional. A estética organizacional oferece um novo olhar que possibilita admitir a corporeidade e a materialidade da vida organizacional. Todos esses aspectos são muito favoráveis para o estudo das organizações gastronômicas, onde comumente o gosto, a visão, o tato, a audição e o olfato são um diferencial na experiência gastronômica.

Biografia do Autor

Lídia Cunha Soares, Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC
Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Ciências Sociais Aplicadas deparamento de Administração.
Publicado
22-11-2014
Seção
Artigos