Contribuições da Estética Organizacional para a Pesquisa em Organizações Gastronômicas
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.808Palavras-chave:
Turismo. Gastronomia. Estética organizacional. Organizações gastronômicas. Práticas.Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar as contribuições da estética organizacional para a pesquisa em organizações gastronômicas. Por meio da metateoria, os dados foram coletados utilizando livros e artigos de periódicos científicos importantes para a área de estudo. A gastronomia faz parte do patrimônio cultural de uma região, por esse motivo é objeto de estudo do turismo. O turismo e a gastronomia são ambientes onde é possível observar a vida cotidiana, até porque são comumente considerados “práticos”. A administração e os estudos organizacionais, tem se debruçado ao estudo das “Práticas”, dentro do que se compreende como Estudos Baseados em Práticas. Um campo científico que permite a teorização, ao qual apresenta diversas lentes de estudo, dentre elas a estética organizacional. A estética organizacional oferece um novo olhar que possibilita admitir a corporeidade e a materialidade da vida organizacional. Todos esses aspectos são muito favoráveis para o estudo das organizações gastronômicas, onde comumente o gosto, a visão, o tato, a audição e o olfato são um diferencial na experiência gastronômica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).