Gestão em Geoparques: Desafios e Realidades
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.798Palavras-chave:
Geoturismo. Geoparque. Gestão.Resumo
Os geoparques representam parte de um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Nesses espaços são valorizadas atrações turísticas locais com ênfase nos aspectos geológicos, maximizando o Geoturis-mo. Esta atividade traz benefícios econômicos locais e educam as pessoas sobre a evolução do seu local e paisagem. Por não estar atrelado a nenhuma lei, aos geoparques é permitido diferentes formas de gestão. Para compreender o gerenciamento desses espaços, objetivo deste trabalho, é apresentada uma análise detalhada dos planos de gestão de geoparques nacional e internacionais com a finalidade de compreender a administração desses territórios. A metodo-logia utilizada apesenta um enfoque qualitativo de caráter exploratório, posto que se observou a necessidade de apre-ender sobre a gestão de geoparques. Destarte, adotou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, em que o instru-mento de coleta de dados adotado foram os planos de gestão de geoparques nacional e internacionais. A análise des-ses documentos- planos de gestão- tornou possível identificar que não há um tipo de gestão padrão a esses locais e que administração desses espaços ocorre conforme a realidade de cada local. Entretanto, há pontos em comuns nos planos de gestão, em que o Geoparque Arouca (Portugual) é o que apresenta o contexto gerencial mais completo por utilizar mais das ferramentas da administração. Assim, a gestão dos geoparques se adapta aos seus diferentes contextos socioeconômicos, incorporando-os na esfera do planejamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).