Percepção socioambiental: a visão de turistas e gestores de hotéis sobre os impactos da poluição das praias no turismo do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.775Palavras-chave:
Turismo. Percepção socioambiental. Poluição das praias.Resumo
O turismo é percebido como um fenômeno econômico, social e cultural com importantes impactos socioambientais. No caso do Brasil, o Rio de Janeiro é a cidade que mais recebe turistas estrangeiros. Entretanto suas praias enfrentam pro-blemas por causa da poluição. Nesse contexto, a análise da percepção socioambiental de turistas e gestores de hotéis sobre a qualidade das praias cariocas constitui-se em elemento para a reflexão dos impactos ambientais e, sobretudo, para políticas públicas voltadas ao turismo. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção socioambi-ental de turistas e gestores de hotéis sobre os impactos da poluição das praias no turismo do Rio de Janeiro. Para tal, foram aplicados questionários semiestruturados para turistas e gestores de hotéis. Os resultados apontaram que os turistas que chegam à cidade estão mais preocupados em desfrutar as belezas e os pontos turísticos do que se informar sobre as condições ambientais do Rio de Janeiro. Foi possível perceber, ainda, que as praias influenciam fortemente a imagem que eles têm da cidade. Por esse motivo, embora a maioria deles perceba a poluição das praias, tanto pelo aspecto estético, quanto pelo da saúde pública, não compromete o interesse em visitar o Rio de Janeiro e tampouco em frequentar as praias para banho. Vale ressaltar que, mesmo em hotéis em que se desenvolvem estratégias que auxiliam a conscientização dos hóspedes, eles continuam com a percepção apenas de turistas e não buscam informar-se sobre os potenciais riscos à saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).