Os Atrativos Turísticos de Curitiba – PR: Uma perspectiva através do Guia Brasil Quatro Rodas
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.728Palavras-chave:
Turismo. Destinos Turísticos. Atrativos Turísticos. Guias Turísticos. Curitiba- PR.Resumo
Os guias turísticos podem ser trabalhados como instrumentos relevantes para a divulgação dos destinos, pois contemplam informações sobre os atrativos, equipamentos, infraestrutura e serviços turísticos. O turista pode, através deste, conceber uma imagem sobre o destino que irá visitar, porque com os elementos trabalhados pelos guias, pode-se ter uma visão abrangente do que é oferecido pelo destino. O presente artigo contemplou como objetivo a análise dos atrativos turísticos da cidade de Curitiba apresentados pelo Guia Brasil Quatro Rodas nos anos de 1989, 2001, 2013, considerando como o documento apresenta a cidade para seus visitantes, analisando a descrição e o emprego de fotografias. Empregaram-se como metodologia a pesquisas bibliográfica e a análise documental, sendo a última aplicada para se verificar quais atrativos, a descrição, e se as fotografias foram empregadas na divulgação de Curitiba no Guia Brasil Quatro Rodas. Como resultados do estudo, pode-se destacar que houve um aumento no número de atrativos turísticos de Curitiba apresentados pelo Guia Brasil Quatro Rodas, sendo que, alguns destes evoluíram no que diz respeito a sua classificação, ou seja, os mesmos melhoraram em qualidade. Outra questão é a evolução da publicação na questão da apresentação dos destinos ao leitor, pois mais informações passaram a ser publicadas e, também, iniciou-se o emprego de fotografias para apresentar o destino turístico CuritibaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).