Dimensões culturais e imagem: um ensaio sobre os impactos da masculinidade e individualismo sobre a interpretação da sustentabilidade de destinos turísticos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.723Palavras-chave:
Sustentabilidade, Imagem de Destinos, Dimensões Culturais, Masculinidade, Individualismo.Resumo
O fenômeno da sustentabilidade tem sido discutido de forma sistemática no ambiente acadêmico desde os anos 70. Apesar de alguns debates já terem expandido significativamente as possibilidades de abordagem sobre o assunto, ainda há uma falta de discussão sobre a sua relação com as características culturais das diferentes sociedades. Assim, o objetivo deste ensaio é discutir como a imagem da sustentabilidade de destinos turísticos pode variar entre os diferentes grupos sociais, cujos valores mostram-se opostos no que diz respeito a aspectos culturais como a masculinidade e o individualismo, propostos por Hofstede (1980). Como sugerido pela literatura, tanto o construto imagem como a sustentabilidade estão diretamente associados aos valores culturais (Milbrath, 1984; Mooij, 2010). Neste sentido, percebe-se uma oportunidade para maiores discussões sobre as possíveis relações entre esses construtos. A partir de uma revisão teórica, e análise crítica, foi possível apontar tópicos para futuras pesquisas como, por exemplo, a forma como a interpretação da sustentabilidade de um destino pode estar imbricada na influência da cultura sobre comportamentos sustentáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).