Epistemologia do turismo: escolas teóricas e proposta crítica

Autores

  • Alexandre Panosso Netto Universidade de São Paulo (USP), Brasil
  • Marcelino Castillo Nechar Universidad Autónoma del Estado de México.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.719

Palavras-chave:

Epistemologia, Teoria crítica, Teoria do turismo, Conhecimento turístico.

Resumo

O objetivo do estudo é discutir e problematizar o tema da epistemologia aplicada ao turismo. O artigo aborda a definição do termo epistemologia, o problema da construção do conhecimento em turismo, as escolas teóricas existentes e propõe a teoria crítica aos estudos turísticos. O avanço na produção científica do conhecimento em turismo, apesar de seu crescimento nos últimos anos, continua sendo um tema menosprezado. É considerado tema complexo, devido à necessidade de uma sólida reflexão filosófica e porque parece ter pouca aplicação prática, sendo extremamente teórico. O procedimento seguido é uma revisão crítica do termo epistemologia, com o propósito de analisar sua posição cientificista. Busca reconhecer as escolas que marcam a tendência analítica e a que se contrapõe a ela, a tendência histórica. A proposta aponta para o desenvolvimento de fundamentos críticos reflexivos, apresentando a teoria crítica como uma opção de construção transformadora da realidade e do conhecimento do turismo.

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Biografia do Autor

Marcelino Castillo Nechar, Universidad Autónoma del Estado de México.

Facultad de Turismo y Gastronomía de la Universidad Autónoma del Estado de México - UAEM.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Panosso Netto, A., & Castillo Nechar, M. (2014). Epistemologia do turismo: escolas teóricas e proposta crítica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 8(1), 120–144. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.719

Edição

Seção

Artigos