Proposta de componentes gerais das atitudes dos residentes: sociedade tradicional, desenvolvimento do turismo e evolução das atitudes

Autores

  • José Ramón Cardona Universidad de las Islas Baleares
  • María del Carmen Azpelicueta Criado Universidad de las Islas Baleares
  • Antoni Serra Cantallops Universidad de las Islas Baleares

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.708

Palavras-chave:

Sociedade Tradicional. Atitudes dos residentes. Desenvolvimento do Turismo. Evolução. Ibiza.

Resumo

Em muitos estudos sobre as atitudes dos residentes se analisam os fatores determinantes das atitudes atuais dos moradores, dividindo-os em análises econômicas, sociais e ambientais. Embora os fatores e atitudes resultantes variam de um caso para outro, e essas diferenças não se devem apenas ao modelo causal proposto. É interessante colocar a análise num contexto mais geral para ajudar a compreender os resultados dos estudos causais tradicionais. Neste contexto geral, pode-se argumentar que a cultura, a sociedade e a economia tradicionais determinem as atitudes e o desenvolvimento inicial do turismo, afetando o futuro do destino turístico. Posteriormente, a interação entre o desenvolvimento do turismo e os residentes se sobrepõe à sociedade tradicional, determinando a imagem turística, as atitudes dos residentes, a oferta e a demanda. O objetivo deste trabalho é aplicar esta visão global para o caso de Ibiza, através de um estudo historiográfico, para ilustrar essa contribuição teórica na análise dos destinos turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ramón Cardona, Universidad de las Islas Baleares

Doctor en Economía de la Empresa. Miembro del Grupo de Investigación Dirección y Gestión de Empresas y Destinos Turísticos. Universidad de las Islas Baleares.

María del Carmen Azpelicueta Criado, Universidad de las Islas Baleares

Licenciada en Ciencias del Trabajo, Graduada Social Diplomada y Becaria FPU de Economía de la Empresa en la Universitat de les Illes Balears. Miembro del Grupo de Investigación Dirección y Gestión de Empresas y Destinos Turísticos.

Antoni Serra Cantallops, Universidad de las Islas Baleares

Licenciado en Ciencias Económicas por la Universidad Nacional de Educación a Distancia, Master of Business Administration por la Middlesex University y Doctor en Economía por la Universitat de les Illes Balears. Profesor Titular de Comercialización e Investigación de Mercados en la Universitat de les Illes Balears. Investigador Principal del Grupo de Investigación Dirección y Gestión de Empresas y Destinos Turísticos.

Publicado

2015-08-27

Como Citar

Cardona, J. R., Criado, M. del C. A., & Cantallops, A. S. (2015). Proposta de componentes gerais das atitudes dos residentes: sociedade tradicional, desenvolvimento do turismo e evolução das atitudes. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(2), 240–257. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.708

Edição

Seção

Artigos