Proposta de componentes gerais das atitudes dos residentes: sociedade tradicional, desenvolvimento do turismo e evolução das atitudes
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.708Palavras-chave:
Sociedade Tradicional. Atitudes dos residentes. Desenvolvimento do Turismo. Evolução. Ibiza.Resumo
Em muitos estudos sobre as atitudes dos residentes se analisam os fatores determinantes das atitudes atuais dos moradores, dividindo-os em análises econômicas, sociais e ambientais. Embora os fatores e atitudes resultantes variam de um caso para outro, e essas diferenças não se devem apenas ao modelo causal proposto. É interessante colocar a análise num contexto mais geral para ajudar a compreender os resultados dos estudos causais tradicionais. Neste contexto geral, pode-se argumentar que a cultura, a sociedade e a economia tradicionais determinem as atitudes e o desenvolvimento inicial do turismo, afetando o futuro do destino turístico. Posteriormente, a interação entre o desenvolvimento do turismo e os residentes se sobrepõe à sociedade tradicional, determinando a imagem turística, as atitudes dos residentes, a oferta e a demanda. O objetivo deste trabalho é aplicar esta visão global para o caso de Ibiza, através de um estudo historiográfico, para ilustrar essa contribuição teórica na análise dos destinos turísticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).