Desempenho das capitais brasileiras como destinos turísticos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.697Palavras-chave:
Eficiência. Análise por Envoltória de Dados (DEA). Análise Fatorial. Demanda Turística. Destinos Turísticos Brasileiros.Resumo
Este artigo apresenta a aplicação da Análise por Envoltória de Dados (DEA) associada à Análise Fatorial para avaliar a eficiência relativa da demanda turística de 18 capitais brasileiras por um período de três anos. Essa avaliação inclui dados sobre os fatores que influenciam na demanda do turismo tais como os investimentos das cidades alocados para a saúde, transporte, segurança, infraestrutura, turismo, bem como o efeito deste investimento no número de chegadas de turistas e criação de empregos em cada destino. Os resultados mostram as capitais que atingiram 100% de eficiência e também as únicas três capitais que atingiram a máxima eficiência ao longo dos três anos. Os resultados também revelaram que a Análise Fatorial associado à DEA oferece uma ferramenta potencial para os gestores a fim de prover um conjunto de indicadores práticos que melhor auxiliam na tomada de decisões sobre investimentos em setores que interferem positivamente na demanda nos destinos turísticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).