O Processo de organizar em agências de viagens: influências estéticas, etnometodológicas e práticas

Autores

  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Sociais Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências - NAC

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.678

Palavras-chave:

Processo de organizar, Estética, Etnometodologia, Práticas, Turismo.

Resumo

No contexto das organizações turísticas, a relação entre o processo de organizar com o de aprender e gerar conhecimento é algo latente, em especial, naquelas de pequeno e médio porte como são a grande maioria das agências de viagens no Brasil. Contudo, de acordo com Valtonen (2009) este tema vem recebendo pouca atenção do meio acadêmico nas áreas de administração e turismo. Este artigo adotou como questão norteadora: Como ocorre o processo de organizar de um grupo de lojas, de uma agência de viagens, analisado com as lentes da estética, da etnometodologia e do conceito de prática? O principal objetivo foi compreender como uma pequena empresa de turismo, agência de viagens, estabelece seu processo organizativo a partir das suas práticas cotidianas de forma naturalística e situada, influenciadas pelo uso da tecnologia. A pesquisa adotou como referencial teórico a estética organizacional, a etnometodologia e o conceito de prática. A estratégia de investigação empírica adotada foi a etnometodologia em uma agência de viagens com três lojas na grande São Paulo. Como principais resultados a pesquisa aponta que o uso da tecnologia como prática na organização pesquisada faz grande influência no seu modus operandi e no seu processo de organizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Sociais Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências - NAC

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB.

Downloads

Publicado

2014-04-05

Como Citar

Bispo, M. de S. (2014). O Processo de organizar em agências de viagens: influências estéticas, etnometodológicas e práticas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 8(1), 161–182. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.678

Edição

Seção

Artigos