O Processo de organizar em agências de viagens: influências estéticas, etnometodológicas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.678Palavras-chave:
Processo de organizar, Estética, Etnometodologia, Práticas, Turismo.Resumo
No contexto das organizações turísticas, a relação entre o processo de organizar com o de aprender e gerar conhecimento é algo latente, em especial, naquelas de pequeno e médio porte como são a grande maioria das agências de viagens no Brasil. Contudo, de acordo com Valtonen (2009) este tema vem recebendo pouca atenção do meio acadêmico nas áreas de administração e turismo. Este artigo adotou como questão norteadora: Como ocorre o processo de organizar de um grupo de lojas, de uma agência de viagens, analisado com as lentes da estética, da etnometodologia e do conceito de prática? O principal objetivo foi compreender como uma pequena empresa de turismo, agência de viagens, estabelece seu processo organizativo a partir das suas práticas cotidianas de forma naturalística e situada, influenciadas pelo uso da tecnologia. A pesquisa adotou como referencial teórico a estética organizacional, a etnometodologia e o conceito de prática. A estratégia de investigação empírica adotada foi a etnometodologia em uma agência de viagens com três lojas na grande São Paulo. Como principais resultados a pesquisa aponta que o uso da tecnologia como prática na organização pesquisada faz grande influência no seu modus operandi e no seu processo de organizar.Downloads
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