Acessibilidade e sustentabilidade: a experiência da hotelaria de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.635Palavras-chave:
Acessibilidade, Terceira idade, Deficientes, Hotéis, Brasília.Resumo
O artigo reflete sobre a relação entre Acessibilidade e Sustentabilidade focalizando as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (PDMR) - aí incluídas pessoas com algum tipo de deficiência sensorial ou motora, pessoas na denominada "terceira idade", pessoas com obesidade, grávidas, pais com filhos até 5anos de idade e outros. Analisa a perspectiva do turismo no Brasil nos próximos anos, partindo do cenário atual de preparação para a realização de mega eventos esportivos, dentre os quais a Copa do Mundo FIFA 2014 contrapondo-se à crise econômica global. Destaca-se as PDMR como um segmento turístico com grande potencial de crescimento, desde que seja fornecida infraestrutura pública e nos equipamentos turísticos para o seu melhor atendimento. O artigo focaliza as PDMR como turistas, discutindo como está a adaptação do setor hoteleiro de Brasília para o pleno atendimento das necessidades dessas pessoas e trata ainda da inserção econômica e inclusão social das PDMR como colaboradores dessas organizações. Dentre os dados coletados na pesquisa de campo, salienta-se que: dos 29 hotéis pesquisados, 23 afirmam que possuem instalações adaptadas. Destes, 20 adaptaram suas instalações por exigência da lei. A maioria (26 hotéis) aparenta estar preocupada ou já preparada para um potencial aumento de demanda. 21 entrevistados consideram que há uma procura frequente da parte de hóspedes pertencentes à terceira idade. Nas conclusões, são elencadas algumas sugestões visando a melhoria da acessibilidade e sustentabilidade da rede hoteleira de Brasília. Estimula-se ainda o aprofundamento das pesquisas sobre o tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).