Relações Sociais no Setor de Cama & Café em Parintins na Amazônia: uma perspectiva com base nas análises de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.621Palavras-chave:
Cama & Café, Análise de Redes Sociais, Atividade Turística.Resumo
A atividade turística é de relevante importância para a economia de municípios da Amazônia como é o caso de Parintins. Devido à importância dos diferentes setores da atividade turística esta pesquisa buscou descrever por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais as interações entre agentes da Associação dos Proprietários do Projeto Cama & Café – ACAMPIN. Para tal, foi realizado um estudo exploratório com aplicação de questionários junto a 15 proprietários de Cama & Cafés associados à ACAMPIN. Como metodologia de análise foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio dos com os softwares Ucinet 6.232 e NetDraw 2.089. As análises identificaram a centralidade de alguns agentes da rede como o proprietário identificado pela sigla CC14 e a o poder de intermediação do agente CC12 o que pode conferir aos mesmos um papel estrategicamente relevante na transmissão e retenção de informações importantes para o desenvolvimento da rede de Cama & Café local. Por fim a pesquisa identificou a importância de aprofundamento em outras medidas de Análises de Redes Sociais que possam descrever outras dimensões não abordadas nesta pesquisa ou até mesmo a inferência de agentes externos à rede Cama & Café do município de Parintins AM que possam influenciar no transito das informações dentro da rede.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).