Relações Sociais no Setor de Cama & Café em Parintins na Amazônia: uma perspectiva com base nas análises de redes sociais

Autores

  • Paulo Augusto Ramalho De Souza Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Milton Carlos Farina Universidade Municipal de São Caetano do Sul - UCSC
  • Claudia de Oliveira Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Antonio Sergio da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS
  • Maria do Carmo Romeiro Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i1.621

Palavras-chave:

Cama & Café, Análise de Redes Sociais, Atividade Turística.

Resumo

A atividade turística é de relevante importância para a economia de municípios da Amazônia como é o caso de Parintins. Devido à importância dos diferentes setores da atividade turística esta pesquisa buscou descrever por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais as interações entre agentes da Associação dos Proprietários do Projeto Cama & Café – ACAMPIN. Para tal, foi realizado um estudo exploratório com aplicação de questionários junto a 15 proprietários de Cama & Cafés associados à ACAMPIN. Como metodologia de análise foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio dos com os softwares Ucinet 6.232 e NetDraw 2.089. As análises identificaram a centralidade de alguns agentes da rede como o proprietário identificado pela sigla CC14 e a o poder de intermediação do agente CC12 o que pode conferir aos mesmos um papel estrategicamente relevante na transmissão e retenção de informações importantes para o desenvolvimento da rede de Cama & Café local. Por fim a pesquisa identificou a importância de aprofundamento em outras medidas de Análises de Redes Sociais que possam descrever outras dimensões não abordadas nesta pesquisa ou até mesmo a inferência de agentes externos à rede Cama & Café do município de Parintins AM que possam influenciar no transito das informações dentro da rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Ramalho De Souza, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Graduado e Mestre em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS. Doutorando em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Professor do Departamento de Administração Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - UCSC

Doutor em Administração pela USP e Professor do programa de pós graduação em administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Claudia de Oliveira Costa, Universidade Federal do Amazonas

Graduada e Professora de Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Antonio Sergio da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS

Mestrando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS,

Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS

Doutora em Administração pela USP e Professora do programa de pós graduação em administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Downloads

Publicado

2014-04-05

Edição

Seção

Artigos