A produção de teses e dissertações sobre centros culturais

  • Mario Fernandes da Silva Universidade Anhembi Morumbi Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC)
  • Luiz Octávio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi / Universidade de São Paulo
  • Marielys Siqueira Bueno Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Cultura. Centro cultural. Ação cultural. Turismo.

Resumo

Na intersecção das noções de cultura e turismo, os centros culturais cada vez mais se destacam nas grandes e médias cidades, constituindo referência geográfica e de prestígio para seus moradores atrativo para turistas. Este artigo tem como objetivo central analisar a produção bibliográfica sobre os centros culturais e, como específicos, discutir e criticar a noção de cultura embutida na sua ação bem como sistematizar a produção sobre o tema, destacando a interface entre os conceitos e práticas de cultura e turismo. A metodologia utilizada foi a descritivo-interpretativa. A base de dados utilizada foi o Banco de Dissertações e Teses da CAPES, de 1987 a 2010, nas quais se encontra a expressão exata centro cultural no título e/ou palavra chave e/ou resumo, resultando em 116 teses/dissertações. Os referenciais teóricos são autores das áreas de cultura e turismo. Os resultados mostram que a produção acadêmica está em crescimento tanto nos programas de universidades públicas como privadas, mas que, em geral, optam por abordagens que não questionam os conceitos de cultura utilizados e embutidos no planejamento e na ação desses centros. Destaque-se igualmente o pequeno interesse sobre o tema nos estudos turísticos, para os quais os centros culturais são considerados apenas como oferta dentro do turismo cultural, esquecendo a sua dimensão educativa.

Biografia do Autor

Mario Fernandes da Silva, Universidade Anhembi Morumbi Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC)
Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é gerente adjunto - Unidade Santana - Serviço Social do Comércio - São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em esportes, lazer e cultura.
Luiz Octávio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi / Universidade de São Paulo
Livre-Docente pela USP/EACH, doutor em Sciences de l`Education pela Univ.Sorbonne-Paris V (Rene Descartes), graduado em Comunicações/Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Socíólogo, com produção nas áreas de lazer, educação, hospitalidade, turismo e animação sociocultural. Foi coordenador do Programa de Mestrado em Moda, Cultura e Arte do Centro Universitário SENAC de São Paulo. Atualmente, é membro docente do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Univ.Anhembi Morumbi e docente do Bacharelado em Lazer e Turismo da EACH-USP. Suas pesquisas no momento acontecem em torno de duas palavras-chave: turismo e hospitalidade.
Marielys Siqueira Bueno, Universidade Anhembi Morumbi
Possui graduação e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão (1969), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Goiás (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1988). Diplôme de Études approfondies en Anthropologie sociale. Université René Descartes - Paris V. Diplôme de Études Approfondies en Cinéma Anthropologiques. Unversité Nanterre - Paris X. Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Antropologia, atua principalmente nos seguintes temas: hospitalidade, dádiva, festa, comensalidade e turismo
Publicado
30-03-2014
Seção
Artigos