Comunicação científica em turismo no Brasil: Análises descritivas de periódicos nacionais entre 1990 e 2012
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.578Palavras-chave:
Turismo, Comunicação científica, Periódicos científicos, Análise descritiva, Brasil.Resumo
Este trabalho apresenta análises descritivas sobre 2.126 artigos publicados em 20 periódicos científicos brasileiros de turismo entre 1990 e 2012. Essas informações oferecem um amplo e objetivo retrato dos periódicos científicos de turismo no Brasil, auxiliam no debate sobre os critérios editoriais dessas revistas e contribuem para uma melhor compreensão da produção acadêmica brasileira realizada nesse período. Analisa-se a evolução do número de trabalhos publicados, bem como estatísticas descritivas dos tamanhos dos artigos, títulos e resumos. Os autores mais profícuos são identificados, bem como as palavras-chave mais recorrentes. Além disso, é analisado o nível de integração entre os periódicos, apontando quais estão mais ao centro da rede de publicações científicas de turismo do Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).