Decodificando websites: Como criar uma imagem mental distintiva para os serviços de hotelaria?
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.569Palavras-chave:
Gerenciamento de imagem, Intangibilidade dos serviços de hospitalidade, Identidade de marca, Websites.Resumo
Os dados constantes em websites oferecem símbolos e pistas que ajudam os consumidores a formar imagens das empresas por meio da interpretação dos atributos e benefícios dos produtos e serviços ofertados, provendo uma oportunidade de comunicação direta com os consumidores. Para compreender o funcionamento desse sistema utilizou-se, para a análise dos dados, a semiótica, com o objetivo de levantar proposições sobre a eficácia da veiculação dessas mensagens que, via sinais, produzem sentidos que podem guiar o entendimento de como gerenciar a imagem dessas empresas para tentar ultrapassar o problema da intangibilidade, característica própria do serviço, estabelecendo uma identidade de marca. A pesquisa caracterizada como qualitativa, teve como objeto de análise o website da Rede de Hotéis Accor no Brasil, com seus variados tipos de hotéis. Como resultado, verificou-se que criar uma imagem mental distintiva de um serviço que possui aspectos tangíveis e intangíveis é bastante complexo e necessita de estratégias diversificadas e bem definidas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).