Proposta para a adequação da tipologia e para a identificação dos componentes biofísicos dos atrativos naturais nos destinos de ecoturismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.554Palavras-chave:
Atrativos naturais, Ecoturismo, Paisagem.Resumo
No contexto da relação entre o turismo e as áreas naturais e, mais especificamente, da demanda turística em relação à natureza e aos recursos nela contidos, capazes de despertar o interesse humano pelo contato direto, conhecimento e fruição, o presente artigo aborda a tipologia dos recursos naturais e atrativos associados nos destinos de ecoturismo no Brasil, com ênfase nos seus componentes biofísicos. Para tanto, realizou-se uma abordagem, sobretudo, qualitativa, voltada para uma amostra de operadoras de turismo na natureza e ecoturismo no Brasil. A análise de conteúdo dos dados compilados e sistematizados resultou, primeiramente, na apresentação de um quadro síntese da tipologia dos recursos naturais e das atividades que ocorrem nos 45 destinos do ecoturismo, identificados como os de maior oferta e com representatividade nacional. Em seguida, propõe-se um quadro para a classificação da categoria atrativos naturais, com uma tipologia associada às características relevantes e com aplicação específica para o registro dos atrativos do ecoturismo. Por fim, apresenta-se uma proposta de identificação e descrição dos componentes naturais dos destinos de ecoturismo com base em um modelo de composição visual da paisagem, exemplificada em três destinos preferenciais deste segmento. Os resultados obtidos expressam a possibilidade de se valer do ordenamento e da sistematização de informações sobre os atrativos naturais e atividades relacionadas, para alcançar um melhor padrão de apresentação e descrição da “matéria prima” das agências e operadoras de ecoturismo, assim, melhor atender às necessidades de qualidade e diferenciação requeridas para este segmento. Já para o meio acadêmico, poderá se constituir em uma contribuição metodológica para o ensino e a pesquisa sobre o tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).