TURISMO EM LAGUNA (SC): IMPACTOS E ATITUDE
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.481Palavras-chave:
Turismo, Atitude, Impacto, Laguna (SC).Resumo
Os lugares a beira-mar, consagrados como espaços de turismo e de segunda residência, sofrem os impactos decorrentes da atividade. A atitude da população local em relação aos mesmos, vendo-os como bônus ou, ao contrário, como ônus, contribui para viabilizar, ou não, o turismo nas localidades. O presente artigo tem por objetivo apresentar pesquisa realizada na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Brasil, metodologicamente associada ao construto atitude, da Psicologia Social, e que avaliou a relação da comunidade com os diferentes impactos passiveis de serem ocasionados pelo turismo. A coleta de dados, utilizando instrumento originalmente proposto e validado por Molero e Cuadrado (2006), permitiu que a análise encaminhasse a posição dos moradores locais sobre os efeitos do Turismo na localidade, avaliados os oito fatores, quais sejam, os impactos sobre meio ambiental; delinquência; vida cotidiana; importância percebida do Turismo; serviços públicos e infraestruturas; intercultural; emprego; e valores. Os resultados indicam que nos residentes mais jovens a atitude aparece positivamente quanto à maioria dos impactos, sendo indiferentes quanto ao impacto ambiental, delinquência e valores sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).